Política Compartilhar
Entrevista exclusiva

“Era como se a Serrana fosse a dona”, diz contratado de empresa que assumiu serviços de lixo em Lages

Contratado pela empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos domiciliares concedeu uma entrevista exclusiva à Rádio Clube de Lages

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Antes, a empresa Serrana Engenharia, investigada na Operação Mensageiro, fazia a coleta em Lages | Foto: reprodução/Serrana Engenharia
Antes, a empresa Serrana Engenharia, investigada na Operação Mensageiro, fazia a coleta em Lages | Foto: reprodução/Serrana Engenharia

A prefeitura de Lages anunciou nesta segunda-feira (19) que a empresa baiana CTA Empreendimentos venceu o contrato de licitação para a coleta de resíduos sólidos domiciliares na cidade. Em uma entrevista exclusiva à Rádio Clube de Lages, o contratado para auxiliar na implantação dos serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos na cidade*, José Erenildo, contou sobre as medidas adotadas para os serviços e afirmou que recebeu informações de que antes “era como se a Serrana fosse a dona” do serviço em Lages.

Conforme a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), a empresa CTA Empreendimentos Eireli fará a coleta dos resíduos domiciliares e a empresa Cetrilife fará a coleta dos resíduos sólidos de serviços de saúde. Já a empresa Versa Engenharia, antiga Serrana Engenharia, investigada na Operação Mensageiro, fará a disponibilização dos contentores.

À reportagem, José Erenildo contou que a CTA atua desde 2019 nos serviços de coleta de resíduos urbanos. Com atuações nas cidades de Ilhéus, Santa Barbara D ́Oeste, Altinópolis e Águas de Lindóia, Lages será a primeira cidade de Santa Catarina a ser contemplada com os serviços da empresa.

As coletas foram iniciadas na tarde desta segunda-feira e a empresa está contando com cinco caminhões e 15 coletores de resíduos. Para preencher as escalas e o quadro pessoal, entrevistas estão sendo realizadas no Banco do Emprego da prefeitura de Lages. Sobre a transição dos funcionários da Serrana Engenharia, Erenildo contou que encontrou dificuldades na negociação. 

Sobre a situação conturbada em que Lages se encontra, após o prefeito Antônio Ceron e ex-secretários serem presos na operação que investiga os contratos de lixo na cidade, o contratado pela CTA afirmou à reportagem que a situação não impacta o serviço ou a empresa.

Veja a entrevista completa com Erenildo, contratado pela CTA para auxiliar na implantação dos serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos em Lages:

Quando a empresa CTA iniciou os serviços de coleta de lixo em Lages?

“Estamos fazendo a triagem das contratações de funcionários a partir de hoje, que é quando começamos efetivamente a atuar na cidade. Nesse momento nossos caminhões já estão na rua, saíram às 13h para o primeiro turno. Ainda estamos fazendo a triagem de contratações para os turnos da noite e da manhã.”

Quantos caminhões e funcionários a empresa conta para atuação na cidade?

“Hoje são cinco caminhões, temos cinco motoristas e 15 coletores na rua em um turno. A ideia da gente era absorver a mão de obra da Serrana, porque todos tinham experiência. Isso é bom para a empresa e bom para os funcionários, mas não foi possível em virtude da situação da Serrana travar eles lá dentro e não liberar os funcionários. A gente precisava colocar os carros na rua e não podíamos esperar por eles, então recorremos ao Banco do Emprego. Algumas pessoas vêm com experiência, que são até ex-funcionários da Serrana, e a maioria sem experiência.”

A Serrana não permitiu a transferência dos funcionários para a nova empresa?

“Não deu certo porque a Serrana disse para todos os funcionários que ela continuaria no contrato e não iria parar. Hoje de manhã eles pararam, porque o contrato deles encerrou sábado e o nosso começou hoje à tarde, porque só aguardávamos assinar a ordem de serviço. Não deu certo a transição, inclusive muitos dos funcionários deles estão nos procurando, querendo manter o emprego deles com a gente, mas eles estão com a carteira assinada e não podemos contratar até então.”

A CTA já tem alguma sede ou instalação em Lages?

“A nossa frota está na Semasa, junto com a equipe de fiscalização da prefeitura. Deixamos os caminhões lá porque ainda estamos procurando a nossa instalação. É com o apoio da prefeitura que nossos caminhões estão lá. Nossos veículos chegaram domingo à noite de Goiânia.”

A prefeitura de Lages passou alguma demanda específica sobre os serviços na cidade?

“O que a prefeitura passou para nós foi que eles pretendem fazer uma mudança, e já tem todo um projeto. Porque o que estava sendo feito hoje, era uma coisa que eles não tinham tanto controle. Quem tinha o controle era a Serrana, era como se a Serrana fosse a dona da coisa toda. Eles praticamente não tinham o controle. Agora vai ser diferente. Vamos mapear e vai estar na mão da fiscalização, onde eles vão saber o que está sendo feito e o que não está sendo feito. Todo um trabalho em equipe juntamente com a fiscalização.”

Vocês pretendem mudar os horários e dias das rotas das coletas, antes executadas pela Serrana?

“Nós vamos manter as rotas da Serrana dos três turnos, que é o turno da manhã, da tarde e da noite, e vamos manter as mesmas rotas. Existe uma perspectiva da prefeitura para que organizemos isso, para funcionar melhor. Como estamos em um processo de transição, não podemos chegar e mudar tudo. Vamos manter como está sendo feito para que nenhuma área deixe de ser atendida. À medida que tomarmos conhecimento das rotas, a gente vai começar a mexer nisso e melhorar a situação para fluir melhor a coisa.”

Lages tem vivido momentos turbulentos com as prisões de agentes públicos na Operação Mensageiro, que investiga justamente contratos de lixo. Como você vê a cidade sob esse ambiente e a atuação da CTA em uma área complexa desta?

“A situação que se encontra a cidade, não estamos ‘bem’ a par. É uma coisa que não envolve a gente, vamos chegar e fazer o nosso serviço. Não vai impactar a gente isso aí. O que impacta a gente e o nosso serviço, é o entendimento com a Serrana, porque ela não queria perder o contrato que perdeu com a gente. Nosso contrato é de seis meses, porque não é uma licitação pronta, é um contrato emergencial. A intenção da gente é ganhar o contrato e ficar por cinco ano.s”

Qual é a expectativa da empresa quanto ao trabalho e o período de transição?

“Vamos fazer o nosso serviço em uma demanda que atenda a população e deixe ela satisfeita. É uma demanda boa e muito fácil de se fazer, não tem dificuldades. O problema é mapear a cidade, quando se faz isso, e se concentrar nas áreas, o resto é fácil. Só é difícil para quem não sabe, nós que já estamos no ramo, conhece e sabe fazer, não tem dificuldade. Manter a cidade limpa e organizada.”

A reportagem entrou em contato com a Serrana Engenharia, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

*Correção:

Diferente do que publicamos em 19/06/2023, o Sr. José Erenildo não é proprietário da CTA, mas contratado para auxiliar na implantação dos serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos na cidade de Lages.

Conforme informações disponíveis no site da Receita Federal, a GCN HOLDING LTDA é a única proprietária da CTA EMPREENDIMENTOS EIRELI, sendo ambas representadas por HELDER DE OLIVEIRA ALVES. Portanto, segundo nota da empresa:

“A opinião do senhor José Erenildo não reflete a opinião “do proprietário da CTA. Não obstante, o entrevistado não tem poderes para representar a CTA, a GCN ou o senhor Helder de Oliveira Alves, tampouco conceder entrevistas em nome destes. Portanto, as afirmações tratam-se de opinião pessoal e restrita do entrevistado”.

Quanto a opinião do senhor José Erenildo, sobre a empresa Serrana e o Município de Lages-SC, a CTA desconhece as informações ora prestadas a colunista/repórter, assim como desconhece as afirmações sobre a forma de execução do contrato anterior.

Por fim, no processo de dispensa de licitação, o município disponibilizou o novo projeto (Termo de Referência), contendo todas as informações necessárias para correta execução dos serviços.

>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.