Câmara de Lages não aprova abertura do processo de impeachment contra prefeito
A maioria dos vereadores votou contra a abertura do processo
• Atualizado
A Câmara Municipal de Lages não aprovou o pedido de abertura do processo de impeachment contra o prefeito de Lages, Antônio Ceron (PSD), em sessão legislativa realizada nesta segunda-feira (13). Dos 15 vereadores, 6 deles votaram favoráveis e 9 contra.
Em caso de aprovação, haveria a abertura de uma Comissão Processante que conduziria o eventual afastamento em definitivo do prefeito eleito. Desde o dia 3 de fevereiro, o cargo de chefe do executivo é ocupado pelo vice-prefeito Juliano Polese (Progressistas), de forma temporária.
O pedido de impeachment foi protocolado pelo vereador Jair Júnior (Podemos) no dia 7 fevereiro, após a prisão do chefe do executivo na 2ª fase da operação Mensageiro. Deflagrada por agentes do Gaeco, a ação apura a suspeita de fraude em licitações, casos de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta de lixo.
A votação
O sistema eletrônico de votação da Câmara não foi utilizado e a vereadora Elaine de Moraes (Cidadania) solicitou a votação nominal, que foi negada por 9 votos a 6. Votaram contra a solicitação os vereadores: Gerson Omar dos Santos (PSD), Heron Costa Anderson de Souza (PSD), José Osni Oliveira (Podemos), Katsumi Yamaguchi (Progressistas), Enio Quintino Ribeiro (PSD), Agnelo Sandini Miranda (PSD), Silvia Oliveira (Progressistas), Ozair Coelho de Souza (PSD) e Roberto Mario Roque (União Brasil).
Por conta do impedimento de voto pelo autor da denúncia, o suplente Nixon de Oliveira (Podemos) foi convocado, por parte da Diretoria Legislativa, apenas para este ato no lugar do vereador Jair Júnior. Nesta segunda-feira (13), o vereador Jean Felipe Silva de Souza (Progressistas) pediu o licenciamento do cargo para assumir a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente. Em seu lugar, a vereadora Silvia Oliveira (Progressistas) assumiu o cargo na Câmara.
Procurada pela reportagem da Rádio Clube de Lages, a defesa de Antônio Ceron não respondeu até o fechamento desta matéria. Após a votação, o presidente da Câmara Municipal de Lages, Aldori Antonio Freitas (MDB), também foi procurado e não quis se manifestar.
Leia também:
- Carro sai da pista e colide com árvore, deixando três feridos em Lages
- Homem é preso por furto de fiação na passarela da BR-282
- Trio é preso por tráfico de drogas no Centro de Lages
- Maus-tratos a animal levam homem à cadeia em Lages
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO