Rádio Clube Compartilhar
Operação GAECO

“Sodalitas Finis”: 20 municípios de Santa Catarina são alvos de operação do Gaeco

A operação tem objetivo principal desarticular uma das maiores organizações criminosas em atividade no Estado.

• Atualizado

Alessandra Simionato

Por Alessandra Simionato

Rádio Clube

Por Rádio Clube

A população de Lages acordou na manhã desta terça-feira (22), com o forte barulho do sobrevoo do helicópetro Águia 04, da Polícia Militar. O helicóptero da PM auxilia na operação deflagrada pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), chamada de ‘Sodalitas Finis’ tem objetivo principal de desarticular uma das maiores organizações criminosas em atividade no Estado.

Estão sendo cumpridos de 74 mandados de prisão preventiva, cinco mandados de prisão temporária e 97 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Xaxim, a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Cerca de 20 municipios de Santa Catarina e dois do Rio Grande do Sul são alvos da operação.

Cidades onde estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e mandados de prisão: Xaxim, Chapecó, Xanxerê, Águas de Chapecó, Campos Novos, Catanduvas, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Joaçaba, Caçador, Barra Velha, Biguaçu, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Lages, Ponte Alta, Penha, Tubarão, Venancio Aires/RS e Lajeado/RS.

As ordens judiciais são cumpridas por um efetivo de 470 integrantes das Polícias Civil, Militar, Penal, Rodoviária Federal, Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM) de Lages e Serviço Aeropolicial de Fronteira e SAERFron de Chapecó. A Polícia Científica e a Guarda Municipal de Chapecó também prestam apoio à operação.

Os fatos são investigados em procedimento investigatório criminal (PIC) instaurado pela 2ª Promotoria da Comarca de Xaxim, que busca apurar a ocorrência de organização criminosa e diversos outros crimes.

A Operação “Sodalitas Finis” é resultado de meses de investigação unindo esforços de diversas unidades de segurança do Estado e é uma resposta clara e direta contra as atividades do crime organizado.

O nome “Sodalitas Finis”, ou o fim do grupo em tradução livre, foi escolhido em alusão à meta principal desta operação: desarticular as atividades desta organização criminosa na cidade de Xaxim e região próxima, cujos criminosos são responsáveis por uma ampla variedade de crimes graves, incluindo tráfico de drogas em larga escala, homicídios, roubos, entre outros.

A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.

Moradores de Lages flagraram o sobrevoo do Águia 04 no início da manhã; veja:

>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.