Política Compartilhar
Investigação

PGR pede autorização ao STF para investigar ministro da Educação

Milton Ribeiro é suspeito de favorecer repasses de verbas a prefeituras ligadas a dois pastores

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Mais quatro mandados de prisão foram expedidos | Foto: Isac Nóbrega/PR
Mais quatro mandados de prisão foram expedidos | Foto: Isac Nóbrega/PR

O procurador-geral da República, Augusto Aras, decidiu pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para abrir inquérito contra o ministro da Educação, Milton Ribeiro, para investigar o caso de um suposto favorecimento de repasses de verbas a prefeituras ligadas a dois pastores próximos do governo federal.

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.         

O pedido vem após a divulgação de um áudio em que o ministro sugere que uma das prioridades da pasta é atender “todos os que são amigos” do pastor Gilmar dos Santos, líder do Ministério Cristo para Todos — vertente da igreja evangélica da Assembleia de Deus. A decisão, segundo o suposto áudio, atende a um pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A declaração foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, na segunda-feira (21), e obtida em uma gravação feita durante reunião do Ministério da Educação com prefeitos, os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, além de lideranças do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“A minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam, e em segundo, atender a todos que são amigos do pastor Gilmar” disse. Em outro momento, Ribeiro afirma: “Foi um pedido especial do presidente da República”. 

A reportagem do jornal foi publicada após outro veículo, o Estado de S.Paulo, divulgar reportagem que apontava influência de evangélicos na gestão da Educação. Na tarde desta terça-feira (22), o ministro divulgou nota defendendo não ter relação com o direcionamento orçamentário do MEC. Milton Ribeiro também disse que Bolsonaro não fez pedidos de favorecimento.

Após a divulgação dos áudios, parlamentares da oposição recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a órgãos como a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ministro. Deputados da bancada evangélica também passaram a pressionar o governo pela demissão de Milton Ribeiro.

Em nota, Ribeiro negou o favorecimento e isentou Bolsonaro, dizendo que ele “solicitou apenas que pudesse receber todos que nos procurassem, inclusive as pessoas citadas na reportagem”.

Ouça o áudio a seguir: 

Vídeo: SBT News | Folha de São Paulo

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.         

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×