Mundo Compartilhar
Audiência

Donald Trump se apresenta nesta terça à Justiça

Ex-presidente foi indiciado formalmente em investigação sobre pagamento de suborno a atriz pornô

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Isac Nóbrega/PR/Arquivo
Foto: Isac Nóbrega/PR/Arquivo

Donald Trump comparece nesta terça-feira (04) a uma audiência com um juiz de Manhattan para ouvir as acusações pelas quais será processado no caso de um pagamento para comprar o silêncio de uma atriz pornô, no primeiro indiciamento criminal contra um ex-presidente dos Estados Unidos (EUA).

O republicano, de 76 anos, chegou na segunda-feira (03) em Nova York a bordo de seu avião particular. Ele deixou sua mansão em Mar-a-Lago, na Flórida, onde repetiu que é vítima de uma “caças às bruxas” em plena campanha para tentar retornar à Casa Branca nas eleições de 2024, nas quais este indiciamento aparece com consequências imprevisíveis.

Alvo de duas tentativas de impeachment do Congresso americano quando era presidente (2017-2021), Trump foi convocado para comparecer ao Tribunal Superior de Manhattan às 14h15 (15h15 de Brasília), onde, como qualquer cidadão indiciado, será fotografado e deixará as impressões digitais registradas.

O juiz Juan Merchán, que também foi o instrutor de outro caso contra a Organização Trump, por fraude fiscal, no fim do ano passado — lerá as acusações do processo, que permanecem confidenciais.

O juiz deve permitir que a imprensa fotografe Trump por poucos minutos no tribunal, antes do início da audiência.

Inocente

De acordo com os advogados, Trump vai se declarar inocente e o caso deve prosseguir para julgamento, em uma data que ainda será determinada e que, sem dúvida, será um dos processos com maior cobertura da imprensa na história do País.

Trump é acusado pelo pagamento de US$ 130 mil à atriz pornô Stormy Daniels antes das eleições de 2016 para comprar seu silêncio por um suposto relacionamento extraconjugal ocorrido 10 anos antes, o que o empresário sempre negou.

“Biden e sua ‘gente’ sabiam” das intenções do procurador do distrito de Manhattan, Alvin Bragg, de “perseguir Trump”, escreveu o republicano em sua rede Truth Social na segunda-feira (03). Ele também chamou o procurador de “racista”.

O ex-presidente afirma que é impossível ter um julgamento justo em sua cidade natal, governada pelo Partido Democrata, após a decisão de Bragg de acusá-lo na última quinta-feira, ao confirmar a decisão de um grande júri.

O procurador deve conceder uma entrevista coletiva após a audiência de Trump.

Outros crimes

O caso Stormy Daniels é apenas um dos casos que ameaçam o ex-presidente, que também é investigado por pressionar funcionários públicos para anular a vitória de Joe Biden em 2020, com uma ligação telefônica gravada na qual pediu ao secretário de Estado da Geórgia que “encontrasse” votos suficientes para reverter o resultado.

Trump também é investigado por seu possível papel na insurreição de 6 de janeiro de 2021 no Capitólio, assim como pela custódia de documentos confidenciais depois de deixar a Casa Branca.

*Com informações das repórteres Ana Fernández e Andrea Bambino para AFP 

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.