Política Compartilhar
Feriado da Independência

Bolsonaro diz que população tem direito de ir às ruas no 7 de Setembro

As declarações vêm em meio a um debate sobre a presença de policiais nas manifestações

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Imagem ilustrativa.  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Imagem ilustrativa. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu a participação de toda “a população brasileira”, incluindo “integrantes o Poder Executivo Federal” nos atos marcados para o 7 de Setembro. As declarações vêm em meio a um debate sobre a presença de policiais nas manifestações.

“Independência está associada à liberdade. Assim sendo, também no escopo dos incisos XV e XVI, do artigo 5º da nossa Constituição Federal, a população brasileira tem o direito, caso queira, de ir às ruas e participar dessa nossa data magna em paz e harmonia”, escreveu o presidente nas redes sociais. “O mesmo se aplica a todos os integrantes do Poder Executivo Federal que não estejam de serviço. Que a liberdade individual seja a máxima nesse marcante evento de nossa soberania”, acrescentou.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Todas as polícias estão subordinadas ao Poder Executivo – seja ele Federal, no caso da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, ou estadual, no caso das polícias civil e militar. A presença de policiais, categorias que compõem a base eleitoral de Bolsonaro, nos atos tem sido debatida. Alguns governadores proibiram e ameaçaram punir os servidores que comparecerem às manifestações.

Tweet Bolsonaro
Foto: Reprodução/Twitter/Bolsonaro

Tweet Bolsonaro_07.09
Foto: Reprodução/Twitter/Bolsonaro

No Distrito Federal, a recomendação foi feita pelo Ministério Público e vale, inclusive, àqueles que pretendiam comparecer aos eventos à paisana. Já em São Paulo, o MP sugeriu à Secretaria de Segurança que use até a força para impedir a presença de policiais nos atos. Bolsonaro é esperado nas manifestações marcadas para as duas capitais.

Carta alerta para “insurreição” e “risco à democracia” no 7 de Setembro

Em atrito com os outros Poderes da República, sobretudo com o Judiciário, Bolsonaro tem instado a militância a participar dos atos, os quais chegou a classificar de “nova Independência”. Em discurso após passeio motociclístico em Pernambuco, no sábado (4.set), falou em ruptura e disse que as manifestações servirão para colocar “no devido lugar” aqueles que não respeitam o povo — a quem chamou de “poder moderador” — ou “ousam não obedecer a Constituição”.

Em evento conservador em Brasília, também no sábado, o presidente já havia defendido explicitamente a participação de policiais nas manifestações. Na ocasião, chegou a chamar os governadores de “protótipos de ditadores”.


Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.