Sábado, 17 de abril de 2021.

Gustavo Maresch

[email protected]
Bacharel em Gastronomia e mestre em Turismo e Hotelaria. Atualmente é professor e coordenador de curso na área da Gastronomia no IFSC.
Colunistas compartilhar compartilhar

Yes, nós temos coxinha!

Uma receita criativa e saborosa, utilizando banana como o elemento de base na confecção da massa

Data de Publicação: 08/03/2021 19:03
e atualizado em: 08/03/2021 19:04
Foto: Gustavo Maresch

Ao pensar em criar uma receita para apresentar para vocês, logo imaginei em diferentes possibilidades, pois, queria fazer algo inusitado, pouco convencional, mas ao mesmo tempo precisaria ser saboroso e que vocês pudessem fazer.
A ideia principal partiu de uma receita que aprendi quando trabalhei na região da Borgonha, na França. Lá a gente preparava uma “galette du pomme du terre” que consiste em uma massa feita a partir de batata assada, recheada com “creme fouettée,” sendo, um creme de leite batido com um pouco de suco de limão.

A receita do chef levava o famoso “caviar beluga”, conhecido por ser uma variedade exótica e cara. Não era atoa que a família Rockefeller, passava uma semana hospedada no hotel do chef Francês Marc Meneau degustando a iguaria. Como nunca tinha provado caviar na vida, aproveitei a oportunidade para degustar e provar. Sem dúvida, foi uma imersão gastronômica que me permitiu conhecer produtos e aprender a técnica de cozinhar ao mesmo tempo. Tenho o prazer em compartilhar com vocês meus queridos leitores, um pouco da minha experiência vivenciada através da gastronomia.

Bem, como já mencionei um pouco da onde surgiu a inspiração para a receita que vou apresentar, me veio a ideia de que uma iguaria, tão boa quanto o caviar, e que é popularmente conhecida de norte a sul do Brasil a famosa “coxinha” foi determinante em sua escolha.

Por ser servida em festas, ou ainda, comercializadas em cafeterias, em lanchonetes, nas padarias, nas mercearias, nos supermercados, nos postos de gasolina, nos botecos, “a coxinha”, faz o maior sucesso, pouco importa o local onde é consumida quando é boa.

Seu recheio tradicional leva frango desfiado, variados temperos, podendo conter ainda uma dose de cremosidade de catupiry. O formato de gota do salgado, é uma característica marcante. Um fator importantíssimo para os apreciadores da coxinha, é ter uma massa crocante, saborosa e um recheio cremoso. O equilíbrio entre massa e o recheio é fundamental, sendo a carne desfiada, não processada.

Para trazer uma receita criativa e saborosa, elaborei uma preparação a partir da banana, que foi utilizada como o elemento de base na confecção da massa. O resultado entre o aroma, o sabor e a textura da coxinha ficou incrível. O recheio então, diria irresistível.

Confira o vídeo desta maravilha!

Receita Coxinha de Banana com frango desfiado cremosa

Massa

  • 3 bananas da terra madura
  • 140 ml de caldo de frango (cozimento)
  • ½ xícara de amido de milho
  • 1 colher de farinha de trigo
  • 1 colher chá de sal
  • 1 colher de manteiga
Modo de preparo:

Asse as bananas no forno numa temperatura de 180°C até que fiquem bem escura as cascas, cerca de 30 minutos. Descasque as bananas e passe por uma peneira ou amasse com um garfo. Faça um purê liso. Reserve.

Numa panela acrescente o caldo de frango, o amido, o sal, a manteiga. Aqueça. Acrescente o purê de banana e cozinhe mexendo em fogo baixo, adicione a farinha. Cozinhe por 5 minutos até que a massa desgrude do fundo da panela. Retire a massa da panela e deixe esfriar um pouco, coberta com filme plástico. Sove rapidamente a massa para deixar lisa. Reserve.

Recheio

  • 1 xícara de frango desfiado sem pele
  • 4 colheres de Nata (mantenha a nata na geladeira até o momento de fazer o creme)
  • 2 colheres de sopa de curry amarelo em pó
  • ½ unidade de suco de limão taiti
  • ½ colher de chá de sal
  • Q.b Cebolinha finamente picada
  • Q.b Pimenta branca moída na hora

    * q.b quanto basta
Modo de preparo:

Dentro de um recipiente adicione a nata, o suco de limão, o sal e a pimenta. Bata a nata até ficar cremosa (cuidado para não virar manteiga). Adicione a cebolinha. Misture delicadamente. Adicione o creme sobre o frango desfiado e misture. Reserve na geladeira.

Cozimento do frango

  • 1/2 peito de frango
  • 1 colher de gengibre picado
  • 1 dente de alho
  • 1 folha de louro
  • 1/2 cebola média inteira
Modo de preparo

Ferva 500 ml de água e vire em cima do peito. Lave em água corrente. Inicie o cozimento do frango. Cubra com água fria e adicione os temperos. Uma vez que ferver, abaixe o fogo. Cozinhe por 20 minutos. Retire a espuma que se forma na superfície. Deixe o frango esfriar no próprio caldo antes de desfiar. (não salgue o frango nesta etapa)

Empanar:

  • 200 gramas de farinha panko ou farinha de rosca de pão doce
  • 100 ml de água
Modo de preparo

Passe as coxinhas na água e depois na farinha. Mexa bem o recipiente, para que a farinha cubra por inteiro a coxinha. Leve para geladeira por 20 minutos antes de fritar.

Fritura:

300 ml de óleo
Modele as coxinhas no formato de gota. Rechear a massa. Frite a temperatura de 190°C. Até dourar por inteiro. Retire. Escorra sobre papel toalha.

Cuidado com o recheio, é extremamente suculento ao morder!


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desse site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Resposta em linha
Ver todos os comentários
Veja Também
publicidade
Botão Topo Botão Topo
fale conosco
siga-nos
© Copyright 2020 SCC - Sistema Catarinense de Comunicações.