Educação Compartilhar
Invasão Hacker

UFSC sofre ataques de hackers nesta segunda-feira (31)

A ação impactou o acesso de todos os estudantes e professores que voltariam às aulas nesta segunda pela manhã.

• Atualizado

Rafaella Moraes

Por Rafaella Moraes

 Foto: Henrique Almeida
Foto: Henrique Almeida

A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informou que a indisponibilidade no sistema Moodle de ensino não presencial na manhã desta segunda-feira, 31 de agosto, foi provocada por uma sequência de ataques de negação de serviço direcionados aos servidores da plataforma.

Foram várias investidas durante todo o domingo e a madrugada de segunda-feira. As equipes da Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) trabalharam intensamente para tentar mitigar as investidas contra os sistemas da instituição.  A ação impactou o acesso de todos os estudantes e professores que voltariam às aulas nesta segunda pela manhã. O acesso à plataforma Moodle foi estabilizado às 8h45.

A Universidade vai registrar boletim de ocorrência junto à Polícia Federal para que investigue o caso. A Lei dos Crimes Cibernéticos determina detenção de três meses até um ano e multa para quem invade “dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações” (artigo 154 do Código Penal). A pena é igual para quem interrompe serviço “informático, telemático ou de informação de utilidade pública” e aplicada “em dobro se o crime é cometido por ocasião de calamidade pública” (artigo 266 do Código Penal).

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×