Florianópolis contra a Covid Compartilhar
Imunização

Prefeitura da Capital prevê vacinar todos os idosos acima de 60 anos até o inverno

Neste momento, cumprindo o plano de vacinação municipal, Florianópolis além de continuar a vacinação de idosos acamados e realizar a aplicação das segundas doses, também iniciou a vacinação de idosos entre 78 e 79 anos.

• Atualizado

Vitória Hasckel

Por Vitória Hasckel

Foto: Cristiano Andujar/PMF/Divulgação
Foto: Cristiano Andujar/PMF/Divulgação

Isolada de familiares e amigos desde o início da pandemia, Dona Maura Fernandes Silveira viu a esperança surgir quando chegou o momento de idosos entre 80 e 85 serem vacinadas em Florianópolis. A notícia foi comemorada não só por ela, que completou 80 anos no dia 28 de fevereiro, mas por todos da família que a “bombardearam” com mensagens entusiasmadas no Whatsapp. 

Entre o recebimento da notícia e o dia da vacinação, Dona Maura precisou lidar com a expectativa e com a ansiedade que tomaram conta da sua rotina.

“Um ano atrás, quando fiquei sabendo da pandemia eu fiquei apavorada, me aterrorizava todas as informações que chegavam do mundo. Mas nos dias anteriores à vacinação a ansiedade tomou conta de mim. Eu até fiquei um pouco preocupada se realmente iriam manter a vacinação, mas quando chegou o dia eu fiquei muito feliz e realizada”, relembra animada.

No dia 6 de março, um sábado ensolarado na Capital, Dona Maura se arrumou logo cedo e acompanhada da neta Júlia e do bisneto Lorenzo, foi em direção à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No Centro de Eventos da Universidade, há um, dos quatro Drive-thrus organizados pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, onde estão sendo realizadas as vacinações. Após um tempo de espera na fila, a tão esperada picada de agulha aconteceu. O momento foi gravado pela neta e logo os quatro filhos, os outros dez netos e três bisnetos que não conseguiram estar presentes, puderam ver a matriarca da família recebendo a primeira dose do imunizante.

Confira o momento em que a Dona Maura recebeu a dose de esperança contra a Covid-19:

Dona Maura assim que finalizou a aplicação da vacina já sabia o dia que retornaria para receber a segunda e última dose da vacina Coronavac. “Nós já estamos ansiosos pelo dia 27 de março”, conta animada a neta Júlia. A segunda dose está garantida para os idosos entre 80 e 85 anos, segundo a Secretaria de Saúde da Capital. Enquanto aguarda, a matriarca explica que não vê a hora de estar totalmente imunizada e inclusive estimula que outras pessoas também recebam a vacina quando chegar a sua hora.

“Agora eu aguardo que meu corpo crie imunidade e fique protegido desta maldita peste. Se lhe dão oportunidade de vida, aceite a vacina para que se tenha esperança do fim desta doença”, afirma a senhora.

Seis vacinas por minuto

Dona Maura faz parte dos 80,3% dos idosos entre 80 e 84 anos que foram vacinados pela Prefeitura de Florianópolis nos dias 5 e 6 de março. Ao todo, passaram 5.250 idosos nos quatro pontos de vacinação espalhados pela Capital nos dois dias. 

Além do sistema drive-thru garantir melhor conforto e proteção aos idosos, uma vez que eles não precisam sair dos veículos para que as doses sejam aplicadas, o sistema proporciona maior agilidade. Apenas na sexta-feira (5), onde foram vacinados 2.650 idosos de 84, 83 e 82 anos, foram aplicadas uma média de seis doses por minuto.

Vacinação contra a covid-19 em Florianópolis
Foto: Cristiano Andujar/PMF/Divulgação

37% da população vacinada até o inverno

O prefeito Gean Loureiro espera vacinar todos os idosos acima de 60 anos até o início do inverno. A expectativa surgiu após o Secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, se reunir com o prefeito da capital e o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Justo, no dia 6 de março. Durante o encontro, Raphael Parente apresentou o cronograma mensal de disponibilização de vacinas para os Estados e expôs a pretensão do Ministério da Saúde de que 37% da população esteja vacinada até o dia 31 de maio de 2021. Idosos acima de 60 anos e profissionais da Saúde serão contemplados caso a meta se cumpra.

Neste momento, cumprindo o plano de vacinação municipal, Florianópolis além de continuar a vacinação de idosos acamados e realizar a aplicação das segundas doses, também iniciou a vacinação de idosos entre 78 e 79 anos.

Na sexta-feira (12), foram vacinados mais de 1,4 mil idosos acima de 79 anos nos quatro pontos de vacinação drive-thru. Neste sábado (13), a vacinação foi realizada em mais de 1,6 mil idosos com mais de 78 anos.  

Vacinação em domicílio

As equipes dos Centros de Saúde estão realizando diretamente nas residências a aplicação da primeira dose da vacina em idosos entre 80 e 89 acamados ou com restrições de mobilidade, e da segunda dose em todos os idosos a partir de 90. Equipes da Secretaria de Saúde de Florianópolis entrarão em contato para agendar uma data para realizar a vacinação, dessa forma, não é necessário que os idosos ou seus familiares entrem em contato.

Para receber a vacina, é indispensável a utilização de máscara, além disso os idosos precisam apresentar documento de identificação com foto. A Prefeitura solicita que seja realizada a conferência se o cadastro no SUS está atualizado. Para fazer a verificação, é necessário entrar em contato com o Alô Saúde Floripa pelo número 0800 333-3233.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×