Coronavírus Compartilhar
Nebulização

Mulher morre após tratamento com inalação de hidroxicloroquina em Manaus

Segundo o marido da vítima, a médica responsável pelo procedimento não consultou a família sobre o tratamento

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Freepik
Foto: Freepik

Um tratamento experimental feito à base de hidroxicloroquina matou uma mulher que lutava contra a Covid-19. O procedimento foi realizado por uma ginecologista e obstetra paulista que atuava no Instituto Dona Lindu, em Manaus.

Jucicleia de Sousa Lira, de 33 anos, faleceu em 2 de março deste ano, 27 dias após o nascimento do filho único. Segundo o marido, a médica responsável pelo procedimento, Michelle Chechter, não consultou a família de Jucicleia sobre o tratamento. Ele só descobriu após ver um vídeo enviado pelo WhatsApp, onde ela já havia passado por uma sessão de nebulização de hidroxicloroquina. Mais tarde, foi informado que a esposa havia assinado uma autorização para a realização da “técnica experimental”.

Depois da nebulização, a saúde de Jucicleia não parou de piorar. O hospital informou à família que a causa da morte foi infecção generalizada em decorrência da Covid-19.

No vídeo, aparentemente gravado no início de fevereiro, Chechter induz a paciente a afirmar que a nebulização está funcionando. Em seguida, mostra o monitor da taxa de saturação oscilando entre 87% e 95%. O protocolo adotado em Manaus foi criado pelo médico ucraniano-americano Vladimir Zelenko, que defende o uso da cloroquina contra a covid-19.

Além de Jucicleia, outra paciente passou pelo procedimento. Ela sobreviveu, mas só recebeu alta quase dois meses após ter passado pelo tratamento.

A Secretaria de Saúde do Amazonas informou na quarta-feira (14) que o tratamento aplicado pela médica não faz parte dos protocolos terapêuticos da rede estadual de saúde para tratamento da doença. E que a ação da médica, que não faz mais parte do hospital, foi feita por livre iniciativa.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.