Colunistas Compartilhar
Gustavo Siqueira

Dez tendências para o turismo no Vale Europeu em 2021

Dez tendências para o turismo no Vale Europeu em 2021 elencadas por Develon da Rocha, presidente do Blumenau & Vale Europeu Convention & Visitors Bureau

• Atualizado

Gustavo Siqueira

Por Gustavo Siqueira

Dez tendências para o turismo no Vale Europeu em 2021. Divulgação
Dez tendências para o turismo no Vale Europeu em 2021. Divulgação

Dez tendências para o turismo no Vale Europeu em 2021, elencadas por Develon da Rocha, presidente do Blumenau & Vale Europeu Convention & Visitors Bureau.

1 – Turismo de experiência

O turista moderno quer fazer parte de uma experiência ao visitar um lugar novo, quer vivenciar um pouco da realidade local, como colher frutas em um pomar, ajudar a cuidar dos bichos em uma fazenda. Um novo nicho de mercado, o chamado turismo de experiência ocorre quando existe essa interação real com o espaço visitado, quando consumidor vive uma experiência de forma mais emocional. E o Vale Europeu tem muitas oportunidades para embarcar nessa tendência.

2 – Gastronomia afetiva

A gastronomia do Vale Europeu já é um sucesso e certamente continuará em alta. Temos produtos regionais, como cerveja, chocolate, cachaças premiadas, entre tantos outros itens. São muitas opções. E produtos com afetividade ganham destaque no cardápio dos produtos regionais. Apenas para ilustrar um exemplo, a linguiça Blumenau tem fama nacional.

3 – Segurança sanitária

Depois de tantos meses de pandemia, todo mundo está ansioso por viajar e o cuidado com a segurança é pré-requisito para encorajar os turistas a caírem na estrada. Hotéis, restaurantes e outros locais de livre circulação têm redobrado seus cuidados em relação à higiene e segurança, além de inserir novos protocolos sanitários. Sem dúvidas, os clientes se sentirão mais seguros em se hospedar e frequentar locais com padrões de limpeza mais consistentes e que garantam a saúde e proteção de todos. O setor de turismo está em constante transformação e promete trazer muitas novidades nos próximos meses. Por isso, é importante que o visitante se adapte a esse novo momento e, sobretudo, respeite as orientações e recomendações das autoridades.

4 –  Conexão criativa

Os viajantes estão mais conectados e digitalizados do que nunca. Todas as empresas e os destinos turísticos que não davam a devida importância para o marketing digital correram para ambiente virtual e, como consequência, hoje a competição pela atenção do potencial cliente é ainda maior. Assim, uma das tendências do turismo em 2021 é a conexão criativa, ou seja, entender o que realmente tem valor para cada perfil de cliente. E a partir daí, lançar campanhas que criem conexões e gerem segurança a esses viajantes, que buscam experiências e estão sedentos por inspiração.

5 – Conexão com a natureza

Essa será uma das opções mais procuradas pelos visitantes no turismo pós-pandemia, sobretudo por aqueles que amam contato com a natureza e esportes radicais. E no Vale Europeu, temos opções para todos os gostos neste quesito. Além de ser sustentável, o turismo ecológico e o de aventura permitirão ao turista conhecer locais lindos dentro do próprio país, como reservas naturais e parques, e fazer passeios ao ar livre para renovarem as energias.

6 – Tecnologia disruptiva

Conciliar o turismo tradicional com recursos tecnológicos inovadores é uma tendência mundo afora e os empresários do Vale Europeu precisam embarcar nessa onda. Em muitos museus, já é possível que durante a visitação o turista vivencie uma imersão virtual por meio de aplicativos que proporcionam experiências de realidade aumentada. Ao visualizar um ambiente físico que reproduza uma casa de época, o aplicativo permite “visualizar” esse ambiente habitado e movimentado, por exemplo.

7 – Sustentabilidade

Turistas contemporâneos procuram destinos menos caros e mais sustentáveis. A parte cultural e os aspectos ambientais são critérios essenciais na hora de definir o destino a ser visitado.

8 – Locais sem aglomeração

Você sempre quis conhecer praias paradisíacas e cachoeiras? Então esse é o momento. Todos os destinos que englobam ar puro, contato com natureza e belas paisagens ficarão cada vez mais interessantes no turismo pós-pandemia. E se você for viajar com crianças, melhor ainda, pois geralmente esses ambientes não possuem aglomeração. Por fim, evite a agonia das grandes cidades e as praias superlotadas.

9 – Viagens de carro com a família

As viagens de carro também são uma tendência do turismo pós-pandemia. Você poderá planejar longos tours com a família, em um ambiente controlado e longe de contaminações por descuido. Além disso, viajar de carro pode ser mais barato do que viajar de avião, além de mais enriquecedor como experiência. Por fim, famílias que viajam de motorhome ainda dispõem de cozinha e hospedagem próprios.

10 – Cicloturismo

Já falamos aqui do turismo de aventura, mas o cicloturismo merece um tópico a parte. O Vale Europeu tem excelentes rotas que já atraem ciclistas de todo o mundo. E o setor está em um momento de procura crescente. O clicoturismo permite contato direto com a natureza e, ao mesmo tempo a prática de exercícios em ambientes livres, além do passeio em si, entre pontos turísticos da região.

Develon da Rocha, presidente do Blumenau & Vale Europeu Convention & Visitors Bureau. Divulgação
Develon da Rocha, presidente do Blumenau & Vale Europeu Convention & Visitors Bureau. Divulgação

Gostou desta matéria? Leia mais aqui.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×