Programa Recupera SC quer garantir a permanência do homem no campo
Programas governamentais vão ajudar os agricultores de Santa Catarina
• Atualizado
As fortes chuvas, ventos e granizo que atingiram Santa Catarina no segundo semestre desse 2023 trouxeram prejuízos por todo o estado aos agricultores. Por conta disso, medidas emergências estão sendo tomadas pela Secretaria de Estado da Agricultura que alinhou ações em conjunto com a Epagri, Cidasc e centrais de abastecimentos. O Governo lançou o programa Reconstrói SC que pretende ajudar os agricultores.
Veja a reportagem
Programas vão ajudar a agricultura em Santa Catarina
No campo, os prejuízos atingem 176 municípios catarinenses e 52.736 estabelecimentos, principalmente aos pequenos e médios produtores. As maiores perdas foram em lavouras temporárias, com destaque para as culturas de fumo e cebola, trigo e arroz, milho, soja e das hortaliças e fruticulturas.
“Estamos garantindo um apoio para os agricultores e suas famílias nos municípios que entraram em situação de emergência ou estado de calamidade pública”, explicou o secretário da Agricultura, Valdir Colatto.
Diante desse cenário, a Secretaria da Agricultura lança o programa Pronampe Agro Emergencial, uma linha de crédito de até R$ 100 mil por propriedade com juros subsidiados pagos pelo governo para ajudar os produtores rurais catarinenses. Por meio do FDR/SAR, a subvenção será de 3% sob a operação de crédito contratada pelos agricultores. Uma operação com juros de 8%, por exemplo, terá 3% subsidiado no programa. O Pronampe Agro será operado em duas linhas, projetos de custeio e projetos de investimento.
A Agricultura também irá reforçar dois programas já existentes. No Programa Terra Boa, a pasta acrescentou 50.000 sacas de sementes de milho para o atendimento de aproximadamente 12 mil agricultores. A medida permitirá o replantio de mais de 50 mil hectares, recuperando áreas produtoras destruídas pela lama das enchentes. Houve um reforço também do programa de indenização aos criadores que comunicarem perdas de animais devido às chuvas, seja por afogamento, seja por soterramento.
Outra iniciativa é a prorrogação do prazo para amortização das parcelas dos contratos do Fundo de Desenvolvimento Rural. Para acessar todos os programas, os produtores devem procurar o escritório local da Epagri para receber as orientações.
- VÍDEO: influenciadora morre após ser levada por enxurrada em Uberlândia
- 60% dos brasileiros não pretendem fazer compras na Black Friday
- VÍDEO: prefeita de Trombudo Central recebe alta e é recebida com festa
- Após sete anos, Lages volta a sediar o Jasc em 2025
- VÍDEO: paciente agride profissionais de hospital em SC
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO