Esporte Compartilhar
CURIOSIDADE

Messi bate recorde negativo histórico em Copas do Mundo

Craque argentino desperdiçou dois pênaltis na Copa de 2026 e se tornou o jogador com mais cobranças perdidas na história do Mundial

• Atualizado

Redação

Por Redação

Messi bate recorde negativo histórico em Copas do Mundo | Foto: Divulgação / AFA / Reprodução SBT Sports
Messi bate recorde negativo histórico em Copas do Mundo | Foto: Divulgação / AFA / Reprodução SBT Sports

Lionel Messi entrou para a história da Copa do Mundo por um motivo incomum. Na vitória da Argentina por 3 a 2 sobre o Egito, nesta terça-feira (7), pelas oitavas de final, o camisa 10 desperdiçou mais uma cobrança de pênalti e se tornou o primeiro jogador a perder dois pênaltis em uma mesma edição do torneio, desconsiderando as disputas após a prorrogação.

O argentino já havia desperdiçado uma penalidade diante da Áustria ainda na fase anterior da Copa de 2026. Agora, contra o Egito, voltou a falhar ao parar no goleiro Mostafa Shobeir, estabelecendo uma marca inédita na história do Mundial.

Com o novo erro, Messi chegou a quatro pênaltis desperdiçados durante partidas de Copa do Mundo e assumiu, de forma isolada, a liderança entre os jogadores com mais cobranças perdidas na competição. A estatística considera apenas os pênaltis cobrados durante os 90 minutos e a prorrogação, sem incluir decisões por penalidades.

Até então, o argentino dividia o recorde com Asamoah Gyan. O ex-atacante de Gana perdeu cobranças contra a República Tcheca, em 2006, e diante do Uruguai, em 2010. Já Messi havia desperdiçado pênaltis contra a Islândia, na Copa de 2018, e diante da Polônia, em 2022. Os erros contra Áustria e Egito, em 2026, ampliaram a marca para quatro.

Apesar do recorde negativo, a Argentina confirmou a classificação às quartas de final ao vencer o Egito por 3 a 2. A equipe segue na defesa do título mundial e evitou que a penalidade desperdiçada comprometesse a vaga.

O novo dado contrasta com a trajetória vitoriosa de Messi em Copas do Mundo. Campeão, artilheiro e dono de diversos recordes positivos, o camisa 10 também passa a carregar uma estatística rara, que evidencia a pressão das cobranças de pênalti no maior torneio do futebol.

Agora, a Argentina volta a campo no sábado (11), às 22h, quando enfrenta a Suíça pelas quartas de final da Copa do Mundo. O vencedor do confronto enfrentará Noruega ou Inglaterra na semifinal.

*Texto com informações do SBT Sports

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×