Como fazer um processo de recrutamento e seleção eficiente
Aperfeiçoe suas descrições de trabalho para aumentar a quantidade e a qualidade dos candidatos.
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Quando uma função é aberta em sua empresa, quanto tempo normalmente leva para ser preenchida? Estima-se que, em média, demore 36 dias para preencher uma determinada posição e com altos custos.
A maioria das organizações não tem esse tempo ou os recursos para se dedicar à contratação de cada novo funcionário, o que torna ainda mais vital melhorar a eficiência e a eficácia do seu processo de recrutamento.
Neste artigo, abordaremos alguns dos métodos mais eficazes para aprimorar seus esforços de recrutamento, aproveitando os recursos existentes e utilizando as ferramentas certas.
Utilize um ATS
O elemento mais importante de uma estratégia de recrutamento eficiente é um sistema de rastreamento de candidatos – ATS.
Um ATS permite que os recrutadores rastreiem os candidatos ao longo de todo o processo de recrutamento, desde a inscrição e automatizem as comunicações para que os candidatos de alto potencial não caiam no esquecimento.
Talvez mais importante, um ATS pode ajudá-lo a identificar de onde vem a maioria de seus candidatos qualificados, seja sua página de carreiras, mídia social ou quadros de empregos.
Esses dados ajudam os recrutadores a determinar quais caminhos são mais bem-sucedidos e dignos de recursos adicionais e quais eles podem recorrer.
Inclua apenas os itens obrigatórios em suas descrições de trabalho
Estudos mostram que as mulheres são menos propensas a se candidatar a empregos em que não atendem a 100% dos critérios, enquanto os homens se candidatam a empregos para os quais atendem a 60% dos requisitos.
Incluir detalhes desnecessários, como certificações para as quais você está disposto a treinar ou responsabilidades secundárias, reduzirá drasticamente seu pool de talentos.
Como resultado, você pode ter que prolongar sua pesquisa de candidatos, custando tempo e recursos adicionais.
Não apenas isso, mas com um grupo de talentos limitado, você terá dificuldades para contratar uma equipe diversificada e inclusiva que reflita sua comunidade e os clientes que você atende.
Aperfeiçoe suas descrições de trabalho para aumentar a quantidade e a qualidade dos candidatos.
Priorize a comunicação do candidato
Deixar os prospects interessados em suspenso irá afastá-los da sua empresa e direcioná-los para outra.
Mantenha contato com os candidatos durante todo o processo, mesmo que seja apenas para fazer o check-in.
Os candidatos de elite provavelmente estão recebendo várias ofertas ou estão pelo menos no radar de outras organizações.
Se eles não têm notícias suas há algum tempo ou não têm uma ideia de quando podem esperar notícias suas, eles não vão esperar.
Fique atento aos candidatos para mantê-los como uma opção viável e evite ter que reiniciar sua pesquisa.7
Apoie seus funcionários atuais
Quando se trata de preencher cargos em aberto, recorra aos membros de sua equipe existentes para aumentar seus esforços de recrutamento sem acumular custos.
Use essas três táticas para envolver sua força de trabalho atual em sua estratégia de recrutamento.
Procure por contratações internas
Antes de pedir recomendações de funcionários e postar uma descrição do trabalho, primeiro procure funcionários que você possa promover internamente e, em seguida, abra inscrições para seus colaboradores atuais.
Uma contratação interna já conhece sua equipe, o negócio e contribui positivamente para sua cultura, o que ameniza o processo de integração para um candidato externo.
Além disso, oferecer aos funcionários a oportunidade de se inscrever antes de começar formalmente a recrutar mostra aos membros de sua equipe que você os valoriza e apoia seu avanço na carreira.
Essa tática aumentará o engajamento dos funcionários e reduzirá a rotatividade em outras funções.
Crie um programa de indicação
Implemente um programa de indicação de funcionários para incentivar recomendações de candidatos e seja criativo com os incentivos que você oferece.
Recompensas monetárias são comuns, mas sua equipe pode estar mais interessada em experiências, como uma viagem de fim de semana com direito a acompanhante.
Defina diretrizes para quando e como as recompensas são distribuídas.
Esperar vários meses após a data de contratação para recompensar um funcionário por sua indicação é padrão e garante que os funcionários sejam compensados apenas por recomendações sólidas e contratações de qualidade.
Aproveite seus funcionários como recrutadores
Boas pessoas conhecem boas pessoas. Construa uma equipe interna de marca do empregador e aproveite as pessoas em sua organização como recrutadores, acessando suas redes digitais.
Forneça aos funcionários uma cópia social e uma imagem envolvente e peça a eles que publiquem em seus perfis de mídia social.
Isso aumentará suas chances de receber inscrições de candidatos de qualidade e ajudará a construir seu pipeline de talentos.
Procure os talentos onde eles estão
Determinar onde procurar candidatos é uma decisão importante. Se você está procurando candidatos no início de suas carreiras, provavelmente terá sucesso com uma estratégia de recrutamento de mídia social.
Por outro lado, candidatos experientes são mais propensos a serem acessíveis por meio de quadros de empregos tradicionais.
De qualquer forma, você desperdiçará tempo e recursos se não estiver utilizando as ferramentas de sourcing corretas.
A chave é primeiro descobrir onde esses candidatos passivos estão antes de lançar sua estratégia de recrutamento.
Concentrar-se nas ferramentas de sourcing certas, em vez de experimentar várias, irá melhorar a qualidade dos candidatos e reduzirá a quantidade de trabalho necessária para contratá-los.
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