Florianópolis contra a Covid Compartilhar
Esquema vacinal completo

Com 43% da população completamente vacinada, Florianópolis reforça importância da segunda dose

Na Capital, 221.102 pessoas receberam a segunda dose do imunizante e estão com o esquema vacinal completo

• Atualizado

Camilla Martins

Por Camilla Martins

Foto: PMF | Divulgação
Foto: PMF | Divulgação

Após um ano e meio de pandemia do novo coronavírus, a vontade de retomar às atividades normais, de não usar máscaras em todos os momentos e voltar a frequentar locais com muitas pessoas está na lista de desejos de boa parte da população. Mas, o retorno ao chamado “novo normal” está diretamente ligado ao avanço da vacinação contra a Covid-19.

Em Florianópolis, 82,50% do total de moradores recebeu a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus e a Secretaria de Saúde do município ressalta a importância da segunda dose (D2), principalmente com o surgimeto da variante Delta, que é potencialmente mais grave, segundo o secretário de saúde Carlos Alberto Justo da Silva.

“Ela é muito mais transmissível e potencialmente mais grave que as variantes que estavam circulando até o momento, por si só esta informação já reforça a importância do esquema vacinal completo”, explica.

Na Capital, duas pessoas contraíram a variante Delta e, de acordo com a Secretaria de Saúde, já estão recuperadas.

Retomada das atividades

A liberação para o retorno de atividades de shoppings, transporte público e restaurantes já foi autorizada em Florianópolis. Mas, a retomada completa de todos os setores só será possível com o aumento no número de pessoas vacinadas.

“A retomada gradual acontece conforme os números de imunizados aumenta e a infecção diminui”, afirma Carlos Alberto Justo.

Segundo os dados presentes no vacinômetro, até esta terça-feira (31), 419.799 pessoas receberam a primeira dose (D1) da vacina na Capital. Este número representa 103,19% da população com mais de 18 anos.

Considerando os moradores com esquema vacinal completo, ou seja, que já receberam a segunda dose (D2) dos imunizantes da Pfizer, Coronavac ou Astrazeneca ou a dose única da Janssen, 221.102 pessoas já estão imunizadas em Florianópolis. O número equivale a 54,35% da população com mais de 18 anos e 43,45% da população total.

Florianópolis deve exigir “passaporte de vacinação” para entrada em eventos e estabelecimentos

Incentivo à vacinação

As pessoas que já podem receber a segunda dose, mas ainda não foram se vacinar estão sendo contatadas, via mensagens de texto, por equipes da prefeitura.

“As equipes de saúde trabalham com estratégias tanto de envio de mensagens pelo WhatsApp, quanto ligações telefônicas e busca ativa domiciliar, quando necessário. Além destas estratégias, estamos oferecendo ativamente a segunda dose e reforçando campanhas de comunicação sobre esta importância da vacinação”, diz o secretário.


>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.