Crea-SC transformando vidas Compartilhar
Qualidade dos alimentos

Engenheiro agrônomo: entenda a importância do profissional para o agronegócio brasileiro

Profissionais orientam produtores rurais, e são os responsáveis por garantir a qualidade dos alimentos

• Atualizado

Redação

Por Redação

Um dos principais produtores agropecuários do planeta, o Brasil tem papel fundamental na produção de grãos, cereais e na criação de animais que abastecem e alimentam o mercado interno e externo. No centro do processo estão os engenheiros agrônomos. Os profissionais orientam os produtores, e são os responsáveis por garantir a qualidade dos alimentos vegetais e animais que serão consumidos internamente no país e que também serão exportados.

Marco Antonio Santos, engenheiro agrônomo e conselheiro do Crea-SC, destaca que o profissional possui um compromisso com toda a sociedade. “Ele tem a responsabilidade de produzir alimentos  com segurança e, principalmente, prezando pelo bem-estar da população”, afirma. 

É papel dos engenheiros agrônomos orientar os agricultores para tornar os sistemas de produção eficientes e equilibrados.  O profissional tem o conhecimento técnico para  determinar os produtos, tanto biológicos como químicos, que serão utilizados no controle de pragas e doenças que podem acometer as plantações. O período de utilização, assim como a quantidade e a forma de aplicação, também são determinados, visando garantir a qualidade e a segurança alimentar dos produtos que chegam até o consumidor.

Produção sustentável

Com objetivo de promover maior desenvolvimento suportável à produção agrícola, os engenheiros agrônomos têm como preocupação em seus trabalhos e projetos promover a sustentabilidade ambiental, social e econômica. “O grande desafio é encontrar o equilíbrio para produzir alimentos com qualidade, a um preço adequado, ambientalmente seguro e socialmente justo”, pontua o conselheiro do Crea-SC.

Para Marco Antonio, é necessário que os profissionais busquem as novas tecnologias, focados nos benefícios que elas trazem aos produtores e ao consumidor final. Esse avanço tem o olhar no futuro e no aumento das exportações, que possuem um papel fundamental na economia de Santa Catarina. Neste sentido, agricultores do estado e do Brasil vêm investindo em tecnologias capazes de aumentar a produtividade e a qualidade dos alimentos, os tornando mais competitivos mundialmente.

Confira o programete e mais detalhes sobre o papel do engenheiro agrônomo:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×