Crea-SC transformando vidas Compartilhar
Educação ambiental

Engenheiro sanitarista e ambiental: conheça o profissional que planeja um futuro mais consciente

Profissionais atuam em diversas áreas, como o saneamento básico

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: SCC SBT
Foto: SCC SBT

Engenheiro sanitarista e ambiental é o profissional que pensa no desenvolvimento social e econômico sem desviar o foco da preservação e conservação dos ecossistemas. Sendo assim, atua em diversas áreas, como o saneamento básico, que envolve água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos; mas também trabalha com o monitoramento ambiental, recuperação de áreas degradadas, licenciamento e desenvolvimento sustentável.

“Boa parte da atuação do engenheiro sanitarista ambiental ganha pouca visibilidade, mas tem fundamental importância. Para deixar as ruas de uma cidade limpa, existe todo um planejamento de preservação ambiental, de limpeza e de proteção à sociedade. 

O aterro sanitário, por exemplo, é uma grande obra de engenharia. Esse trabalho protege a sociedade de doenças e de passivos ambientais, evitando a poluição das águas subterrâneas, a poluição atmosférica e dos nossos rios. É uma atividade muito relevante, apesar de invisível”, comenta a conselheira do Crea-SC, Fernanda Vanhoni, que é Engenheira Sanitarista Ambiental e de Segurança do Trabalho.

Para ela, o trabalho também é importante na educação ambiental, que tem evoluído na sociedade como um todo, na conscientização dentro de casa e principalmente com o reforço feito nas escolas.

“Em casa, na parte de resíduos sólidos, é preciso separar aquilo que pode ser reciclável e entregar no dia da coleta seletiva. A racionalização do consumo de água é outro ponto fundamental, e começa por ações pequenas, como fechar a torneira no momento de escovar os dentes, por exemplo. São esses pequenos detalhes que, ao longo do dia, fazem a diferença na parte de geração de esgotos”, complementa Fernanda.

Confira mais detalhes no programete:

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×