Marina Silva declara apoio a Lula como única alternativa contra Bolsonaro
Entre exigências, ex-ministra cita criação de autoridade nacional para enfrentar mudanças climáticas
• Atualizado
A ex-senadora Marina Silva declarou apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (12), ela afirmou que o petista é, hoje, a única alternativa contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Compreendo que nesse momento crucial da nossa história, quem reúne as maiores e melhores condições para derrotar Bolsonaro e a semente maléfica do bolsonarismo que está se implementando no seio da nossa sociedade, agredindo irmãos brasileiros, ceifando vidas de pessoas por pensarem diferente, é a sua candidatura [de Lula]”, diz Marina.
Marina Silva (Rede), é candidata a deputada federal por São Paulo e elogiou os esforços de todos que buscam ser uma alternativa ao governo Bolsonaro.
“Eu agradeço profundamente a todos aqueles que, neste momento se somam ao nosso esforço e reconheço os legítimos demais esforços que estão sendo feitos para se tornarem alternativa”, afirmou a ex-ministra do Meio Ambiente de Lula.
Para formalizar o apoio, Marina apresentou o documento “Compromissos de resgate atualizado da Agenda Socioambiental brasileira perdida”, o qual reúne algumas exigências para serem cumpridas em um novo eventual governo.
O texto cita, além da criação de uma autoridade nacional para enfrentar mudanças climáticas, quatro principais diretrizes: política ambiental transversal e integrada; fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente; promoção do controle e da participação social; e investimento em ações para o desenvolvimento sustentável.
Reaproximação Marina Silva e Lula
A reaproximação de Lula e Marina acontece poucas semanas antes do primeiro turno da eleição para a presidência, momento em que a frente partidária encabeçada por Lula e pelo PT, busca renovar antigas alianças e conquistar novas adesões. A chapa Lula/Alckmin lidera as pesquisas de intenções de votos, e ainda acredita na possibilidade de uma vitória no primeiro turno caso consiga novos votos e mais apoiadores.
O convite para a conversa partiu do próprio ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Em sua conta no instagram, o candidato à presidência da República disse que procurou Marina Silva, que já foi sua aliada política e esteve à frente da pasta do Meio Ambiente entre 2003 e 2008.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO