Trânsito Compartilhar
Atenção festeiros!

É semana que vem! Veja as alterações no trânsito de Blumenau para a Oktoberfest

O intuito da SMTT é manter o local seguro e organizado para os visitantes da festa. As mudanças começam a valer a partir da próxima semana

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Natiele Oliveira / SCC SBT
Foto: Natiele Oliveira / SCC SBT

A 38ª Oktoberfest inicia na próxima semana, na quarta-feira (04) e segue até 22 de outubro, por isso o trânsito na região da Vila Germânica terá algumas alterações. O intuito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) é manter o local seguro e organizado para os visitantes da festa. Confira as mudanças.

Trânsito na rua Alberto Stein

Durante os 19 dias de festa a rua Alberto Stein, em frente à Vila Germânica e ao Galegão, terá os acessos com a rua Humberto de Campos fechados para a passagem de veículos. As pistas em frente à Vila Germânica permanecem bloqueadas durante todo o período.

Já as pistas em frente ao Galegão e ao Parque Ramiro Ruediger ficam com o acesso pela Humberto de Campos interditado nos seguintes horários:

  • Dia úteis a partir das 19h;
  • Sábados a partir das 12h;
  • Domingos e feriado a partir das 10h.

A liberação de acesso acontecerá sempre até 1h após o término oficial da festa.

A medida visa aumentar a segurança no deslocamento de todos que acessam a Oktoberfest, com mais conforto e segurança aos pedestres. Além de possibilitar espaço aos motoristas por aplicativo, veículos particulares e taxistas que contarão com pontos exclusivos de embarque, desembarque e estacionamento na via.

Motoristas por aplicativo e veículos particulares

Como no ano passado, o ponto especial para embarque e desembarque de veículos particulares e motoristas por aplicativo ficará posicionado na rua Alberto Stein, em frente ao Galegão – na via ao lado do Parque Ramiro Ruediger. O local servirá também para o estacionamento de veículos nas vagas de Área Azul.

Ou seja, todos aqueles que precisarem solicitar um motorista por aplicativo, deverão sinalizar o local de embarque e desembarque na rua Alberto Stein, em frente ao Galegão (no trecho entre as ruas Humberto de Campos e Zenaide dos Santos). O embarque e desembarque em outras localidades próximas à Vila Germânica não serão permitidos.

Táxis

Já o ponto especial para táxis ficará posicionado na rua Alberto Stein, em frente à Vila Germânica com a sinalização adequada – na via ao lado dos comércios. O ponto especial não terá acesso pelas ruas Humberto de Campos e Almirante Tamandaré, mas parte da João Pessoa fica em mão dupla e exclusiva aos taxistas. A alteração será sinalizada entre as ruas Luiz Schwartz e Alberto Stein.

Nos casos em que o motorista chegar à rua Humberto de Campos com passageiro, o desembarque poderá ser feito em qualquer local permitido pela sinalização de trânsito. Porém, os embarques estão proibidos em outros pontos que não sejam o espaço exclusivo para táxis.

Ônibus de turismo

Neste ano, as configurações de embarque, desembarque e estacionamento exclusivos para os ônibus de turismo são diferentes, principalmente em relação às rotas de tráfego autorizadas. Para chegarem aos pontos exclusivos os motoristas devem passar obrigatoriamente pela rua Clara Mantau, ao lado do Sam’s Club, antigo Big.

Isso acontece pois algumas vias ficam com acesso proibido para ônibus que não sejam de linhas do transporte coletivo; como a rua Almirante Tamandaré, nos acessos pelas ruas Antônio da Veiga, Frei Estanislau Schaette e Marechal Deodoro. Bem como a rua Mariana Bronnemann, que tem acesso pela Humberto de Campos.

Já o embarque e desembarque segue no corredor de ônibus da rua Humberto de Campos, ao lado do Galegão (após a passarela até a rua Itapiranga).

O estacionamento será separado em dois setores:

  • sentido bairro: após a rua Imperatriz Leopoldina seguindo até o viaduto, na rotatória da Rua Tóquio;
  • sentido centro: início da rua Tóquio até a faixa de acesso para o viaduto da rua Londrina.

Ao todo serão 1.700 metros de estacionamento em corredores de ônibus disponíveis com sinalização específica para os ônibus de turismo.

Estacionamento para vans e micro-ônibus

Assim como na festa de 2022, neste ano a rua Max Tavares do Amaral, atrás do Parque Ramiro Ruediger, terá suas vagas de estacionamento exclusivas para vans e os micro-ônibus.

Desfiles

A rua 15 de Novembro ficará fechada ao trânsito durante os desfiles da Oktoberfest, que acontecem nas quartas e sábados (dias 4, 7, 11, 14, 18 e 21). A medida, que visa garantir a passagem dos grupos festivos pela via, deixará a rua fechada ao trânsito sempre 2h antes do início de cada desfile. Seguindo os moldes de fechamento utilizado nos domingos, durante a Rota de Lazer.

Os horários de cada desfile podem ser conferidos no site oficial da Oktoberfest.

Os acessos de todas as transversais à rua 15 de Novembro serão bloqueados ao trânsito, com exceção da rua Rodolfo Freygang, que ficará liberada para o trânsito até minutos antes do início de cada desfile. A Alameda Duque de Caxias e o início da rua 15 de Novembro, antes da ponte Desembargador Pedro Silva, também registram alterações de trânsito por conta dos desfiles.

Em caso de dúvidas e consultas pontuais, a Guarda Municipal de Trânsito (GMT) atende 24h pelo telefone 153 que fica disponível para o contato da população e casos de ocorrência de trânsito (acidente de trânsito, estacionamento irregular e perigo na via).

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×