Cotidiano Compartilhar
Chocante

Ponte desaba ao vivo durante alerta de prefeita sobre fortes chuvas no RS; vídeo é impressionante

Vídeo mostra momento que a prefeita faz alerta em transmissão ao vivo e é surpreendida por queda de ponte

• Atualizado

Renato Becker

Por Renato Becker

Imagens: Redes sociais
Imagens: Redes sociais

A prefeita Gisele Caumo, de Santa Tereza, na região Serrana do Rio Grande do SUl, foi surpreendida durante transmissão ao vivo pelo desabamento de uma ponte, na manhã desta terça-feira (30).

A ponte liga as regiões da Linha José Júlio e São Valentim. A prefeita falava sobre o transbordamento do Rio Taquari e da situação da cidade que tinha pontos de alagamento, quando é interrompida pelo estrondo da ponte sendo arrastada.

A Defesa Civil do Rio Grande Sul emitiu um alerta meteorológico na noite de segunda-feira (30) de chuvas, previstas até o dia 1º de maio.

“Veja, a ponte está sendo levada pela força das águas”, diz a prefeita do vídeo.

O município registrou diversos de deslizamentos de terra e queda de árvores. Ainda não um número exato de quantos estradas estão bloqueadas devido ao volume das chuvas.

“Peço cuidado, cautela. Principalmente nos deslocamentos”, alerta a prefeita.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de grande perigo, com chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, para o Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina.

Vídeo mostra momento que ponte desaba ao vivo

Vídeo: Gisele Caumo / Instagram

Inmet emite alerta de grande perigo para o RS e litoral catarinense

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (30) um alerta de grande perigo para o Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina.

O comunicado indica a ocorrência de acumulados de chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia.

Há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em cidades com essas áreas de risco.

Inmet emite alerta de grande perigo para o RS e litoral catarinense
Foto: Julio Cavalheiro/Arquivo Secom

Alertas de grande perigo indicam a ocorrência de fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana, explica o Inmet.

Pelo aviso, as áreas afetadas são o sudoeste, noroeste, nordeste, sudeste, centro ocidental e oriental rio-grandense, a região metropolitana de Porto Alegre e sul catarinense.

O instituto também emitiu um alerta de perigo de tempestade para as mesmas regiões que vale até quinta-feira (2).

De acordo com o aviso, estão previstas ocorrências de chuva entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/h e 100 mm/dia; ventos intensos, entre 60-100 km/h; e queda de granizo. O Inmet alerta ainda que existem risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores.

O Inmet divulgou também a previsão do tempo para até o dia 6 de maio. Há o indicativo de grandes volumes de chuva no Rio Grande do Sul e Santa Catarina devido à atuação de um sistema frontal no Sul do país.

“A semana se inicia com tempestade devido uma área de baixa pressão atmosférica que deve favorecer a formação de instabilidades em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Porém, entre quarta e quinta-feira, um sistema frontal sobre o oceano intensifica a chuva nestas áreas, com volumes significativos e mais abrangentes, acompanhados de trovoadas e rajadas de vento”, informou.

Ainda de acordo com o Inmet, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva, que poderão ultrapassar 70 mm especialmente no Norte do país, devido à combinação do calor e alta umidade, além da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que continuam influenciando as instabilidades na região, provocando chuvas intensas.

Para o Nordeste, a aproximação da ZCIT ainda provocará chuva na faixa norte da região. Na costa leste, são previstos acumulados que podem superar 40 mm, principalmente em áreas do Sealba, que abrange Sergipe, Alagoas e Bahia. Destaque para o litoral da Bahia, onde ainda persistem as instabilidades na região devido ao transporte de umidade do oceano para o continente. Já no interior da região, a previsão é de tempo quente e sem chuva.

Para a Região Norte, são previstas pancadas de chuva no decorrer da semana, com valores maiores que 70 mm em áreas do norte do Amazonas, do Pará e de Roraima, bem como no Amapá, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuva isoladas com menores acumulados.

Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, o Inmet aponta que terão tempo quente e seco, exceto em áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde deve ocorrer chuva rápida e passageira.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.