Mundo animal Compartilhar
Odor incomoda

Você sente cheiro de barata? Genética explica a habilidade de sentir o “fedor da morte”

Entenda o motivo de algumas pessoas sentirem cheiro de barata

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Freepik / Reprodução
Foto: Freepik / Reprodução

Se você sente cheiro de barata, existe uma explicação científica para essa habilidade que só algumas pessoas têm. O cheiro de inseto chega a ser tão desagradável que é chamado de “fedor da morte”.

Um estudo sobre variação genética no receptor olfativo humano, publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), identificou os principais componentes responsáveis pelo odor das baratas. A trimetilamina (TMA), uma molécula conhecida por seu cheiro forte e desagradável, semelhante ao de peixe em decomposição ou amônia, é a responsável pelo odor do animal.

A genética desempenha um papel fundamental na habilidade de detecção desse cheiro por uma parcela da população mundial.

“As pessoas que sentem o odor das baratas têm um gene específico que codifica um receptor capaz de identificar a trimetilamina”, explica o Genera, laboratório de genética brasileiro de medicina genômica.

Como é que ocorre o cheiro de barata?

As baratas possuem microrganismos em seus intestinos que produzem a trimetilamina (TMA) como subproduto da digestão. Esses insetos utilizam essa substância em sua comunicação química. A TMA sinaliza a presença de comida, parceiros ou perigos para outros indivíduos da mesma espécie.

O odor causado pela molécula TMA também pode ser encontrado em peixes, ovos, queijo, feijão, vegetais e até na cerveja. A molécula está presente em quantidades bem menores nesses alimentos.

Por que algumas pessoas não sentem o cheiro de barata?

A capacidade de sentir o cheiro de barata, causado pela TMA, varia de pessoa para pessoa, dependendo da genética individual. Indivíduos com um gene específico que codifica um receptor para TMA são capazes de detectar a substância e sentir o cheiro característico das baratas. Quem não sente o cheiro de barata não possui os genes que conseguem perceber o odor.

Além da genética, fatores ambientais também influenciam a percepção do cheiro. A concentração de baratas em um ambiente pode intensificar o odor, tornando-o mais evidente. Portanto, a presença de um grande número desses insetos em casa pode causar o incômodo.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.