Tempo Compartilhar
Novo cenário

Chegada antecipada do El Niño pode aumentar volume de chuvas em SC

Fenômeno climático deve começar a influenciar o estado ainda no inverno

• Atualizado

Redação

Por Redação

Chegada antecipada do El Niño pode aumentar volume de chuvas em SC |  Foto: DCSC/Divulgação
Chegada antecipada do El Niño pode aumentar volume de chuvas em SC | Foto: DCSC/Divulgação

Santa Catarina deve começar a sentir os efeitos do El Niño já no inverno, antes do previsto. A indicação é de que o fenômeno, normalmente mais evidente na primavera, comece a influenciar o clima a partir de julho, trazendo mais chuva e temperaturas acima da média.

A informação foi apresentada no 241º Fórum Climático Catarinense, que reuniu meteorologistas e pesquisadores de diferentes instituições do estado. Segundo os especialistas, há mais de 80% de chance de o fenômeno se estabelecer entre junho, julho e agosto, ganhando força ao longo dos meses e podendo atingir intensidade forte na primavera.

O El Niño ocorre quando há aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, próximo à linha do Equador. Esse aumento de temperatura altera a formação de nuvens e a distribuição das chuvas, impactando o clima em várias regiões, incluindo o Sul do Brasil.

De forma geral, o fenômeno deve provocar chuvas mais frequentes e temperaturas mais elevadas em Santa Catarina. Durante o inverno, isso significa menos frio do que o habitual e maior ocorrência de dias chuvosos.

Os impactos mais intensos, no entanto, são esperados na primavera, especialmente entre setembro e novembro, quando o volume de chuva tende a aumentar. Especialistas ressaltam que um El Niño forte não garante eventos extremos, mas aumenta a probabilidade de que eles ocorram.

Em maio, a chuva ainda deve ser irregular e com volumes abaixo da média. A mudança no padrão climático começa a se intensificar em junho, com aumento das instabilidades. Normalmente, os meses de junho e julho registram entre 100 mm e 150 mm de chuva na maior parte do estado. Para este ano, a previsão é de volumes superiores a esses valores, com possibilidade de temporais mais intensos.

As temperaturas começam a cair gradualmente a partir de maio, com a chegada das primeiras massas de ar frio mais fortes. Junho tende a ser um dos meses mais frios, mas os períodos de frio intenso devem ser mais curtos e menos frequentes do que o normal.

Preparação

Diante da previsão, a Defesa Civil de Santa Catarina intensificou as ações de prevenção. O estado ampliou a rede de monitoramento, que conta atualmente com 172 estações meteorológicas e hidrológicas e quatro radares.

No Vale do Itajaí, três barragens estão em operação para contenção de cheias, incluindo a Barragem Sul, em Ituporanga, que passou por modernização.

Também foram realizados treinamentos com equipes regionais e municipais, além de simulados recentes para testar a resposta a situações de emergência.

A orientação é que a população acompanhe as atualizações do tempo e siga as recomendações da Defesa Civil nos próximos meses, já que o cenário climático deve mudar de forma gradual no estado.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.