Araquari decreta emergência após ventos de 80 km/h deixarem rastro de destruição
A Unidade Básica de Saúde do Centro sofreu com a falta de energia elétrica, resultando na perda de todas as vacinas
• Atualizado
![Imagem: Divulgação/ Defesa Civil Imagem: Divulgação/ Defesa Civil](https://scc10.com.br/wp-content/uploads/2025/02/PROPORCAO-SITE-54.jpg)
Uma tempestade com ventos de até 80 km/h atingiu Araquari na noite de quarta-feira (12), deixando mais de 200 pessoas desalojadas e 51 desabrigadas. O prefeito Gordo Jasper decretou Situação de Emergência (Decreto 269/2025) nesta quinta-feira (13), após reunião com o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) da Defesa Civil.
As equipes atuaram na desobstrução de vias e distribuíram mais de 800 metros de lona para famílias com casas destelhadas.
A Unidade Básica de Saúde do Centro sofreu com a falta de energia elétrica, resultando na perda de todas as vacinas armazenadas, incluindo imunizantes contra Covid-19, dengue e tetravalente, totalizando um prejuízo de R$ 14 mil.
O Pronto Atendimento 24h teve danos no telhado de três setores, mas segue funcionando normalmente. Uma manutenção preventiva prevista para a próxima semana será antecipada.
Todas as aldeias indígenas foram impactadas, e um recém-nascido e sua mãe precisaram de atendimento médico.
Dois Centros de Educação Infantil foram afetados: o Cinderela, no Centro, e o Pequeno Anjo, no bairro Volta Redonda. As aulas no Cinderela retornam nesta sexta-feira (14), enquanto o Pequeno Anjo reabrirá apenas na segunda-feira (17).
Campanha de doação
A Defesa Civil solicitou ao Governo do Estado o envio de itens humanitários, como kits de higiene, cestas básicas, água, colchões, cobertores e travesseiros.
A população também pode contribuir com doações de água, alimentos não perecíveis, roupas e produtos de limpeza nos quartéis dos Bombeiros ou nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Araquari.
Alerta vermelho
A Defesa Civil Estadual emitiu alerta vermelho para a região, com risco de novos temporais. As autoridades orientam a população a evitar atravessar áreas alagadas ou pontes submersas.
Em caso de emergência, entre em contato pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros).
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO