Bombeiros sem helicóptero e área de acesso difícil: incêndio na Lagoinha do Leste gera tensão
Um vídeo, em que é possível ver a dimensão da fumaça, repercutir na internet
• Atualizado
Um incêndio registrado nesta quinta-feira (15) na Lagoinha do Leste, em Florianópolis, gerou preocupação entre frequentadores da região. Principalmente após um vídeo, em que é possível ver a dimensão da fumaça, repercutir na internet. Segundo surfistas que presenciaram a situação, o Corpo de Bombeiros foi acionado, entretanto, o helicóptero de resgate estava em manutenção.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a aeronave Arcanjo 01 realmente passava por uma manutenção obrigatória na data do incêndio — um procedimento já previsto em calendário.
No entanto, a corporação garantiu que “o atendimento da ocorrência não foi prejudicado”. Em nota, os bombeiros explicaram: “Houve o empenho de uma moto aquática no local do incêndio. As manutenções são essenciais para garantir a segurança das aeronaves e não houve prejuízo no atendimento (incêndio combatido com sucesso)”.
Leia Mais
Ainda de acordo com o CBMSC, o fogo foi extinguido naturalmente no mesmo dia. Como o local exigia cerca de duas horas de trilha para acesso e não apresentava risco iminente a pessoas ou edificações, foi adotada uma estratégia de monitoramento da área.
“Uma equipe do CBMSC, por meio de uma motoaquática, acompanhou a evolução do incêndio até que as chamas se apagaram por completo”, informou o órgão.
Apesar de a moto aquática já ter sido utilizada em outras situações para ajudar no combate ao fogo com uso de água, neste caso ela atuou apenas no monitoramento da área.
Na manhã desta sexta-feira (16), os bombeiros confirmaram que não havia novos focos de incêndio na região.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO