Samae se manifesta após Tijucas decretar situação de emergência hídrica
Após decreto de emergência hídrica em Tijucas, Samae avança com planos para construção de nova adutora e recuperação do sistema de abastecimento
• Atualizado

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Tijucas, na Grande Florianópolis, se manifestou nesta segunda-feira (10) após o município decretar situação de emergência hídrica no último domingo (9), devido aos constantes rompimentos nas adutoras e as interrupções frequentes no fornecimento de água potável à população.
De acordo com o Samae, após os reparos realizados na noite anterior, o fornecimento de água foi parcialmente restabelecido. “A gente arrumou mais uma vez ontem, terminamos de consertar dois rompimentos da adutora de Tijucas, restabelecendo o fornecimento de água. Agora, ela deve levar dois dias para estabilizar completamente”, afirmou a nota do órgão.
Além disso, o Samae comunicou que, em resposta ao decreto, reuniu sua equipe técnica, incluindo um engenheiro, com mais de 30 anos de experiência na área, para acelerar as ações necessárias. “Com o decreto, estamos iniciando o processo de dispensa de licitação para a compra de materiais e contratação de uma empresa para a construção de uma nova adutora de 500 mm”, explicou o Samae. A expectativa é que em breve a nova infraestrutura hídrica comece a ser implantada.
A medida surge em meio aos danos causados pelas chuvas intensas de janeiro, que comprometeram a rede de abastecimento de água da cidade. A construção de uma nova adutora é considerada essencial para a solução definitiva do problema, como destacam as autoridades municipais.
Leia o decreto completo aqui.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO