Samae inicia ‘Censo’ para recadastrar todas unidades de consumo em Blumenau
Ação busca atualizar dados cadastrais e identificar possíveis falhas no abastecimento em todos os bairros da cidade
• Atualizado

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) inicia nesta segunda-feira (14) um recadastramento completo das unidades de consumo de Blumenau. A iniciativa tem como objetivo atualizar a base de dados da autarquia, verificando in loco a situação de cada ligação de água e identificando inconsistências que possam afetar a distribuição no município.
Segundo o Samae, o trabalho será realizado por uma empresa terceirizada, a Log Pro, cujos funcionários estarão uniformizados e identificados. Eles visitarão imóveis residenciais e comerciais para confirmar informações cadastrais, como número de moradores ou unidades por ligação. O serviço será gratuito, e a autarquia orienta que a população não forneça dinheiro ou qualquer valor em troca das informações. Caso isso ocorra, a recomendação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.
A primeira etapa do recadastramento será feita no bairro Valparaíso. Um carro de som circulará pelas ruas da região para informar a população sobre o andamento do trabalho.
De acordo com o Samae, a medida é necessária para corrigir defasagens nos dados e melhorar o planejamento da produção e distribuição de água. O diretor-presidente da autarquia, Alexandre de Vargas, afirma que o recadastramento é semelhante a um “censo”, feito rua por rua, com o apoio de tecnologia para garantir maior precisão no levantamento.
Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato com os canais oficiais do Samae: pelo telefone 115 (de segunda a sexta, das 8h às 17h) ou pelo WhatsApp (47) 99997-6102, com atendimento de segunda a sexta das 5h às 22h, e aos fins de semana das 5h às 17h.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO