Meio Ambiente Compartilhar
Dando um passeio

Maior serpente peçonhenta do Sul do Brasil é encontrada em portão no Norte de SC

O animal foi resgatado e solto pelo Fujama.

• Atualizado

Renato Becker

Por Renato Becker

Foto: Gilberto Ademar Duwe @biologo.giba / Cedido
Foto: Gilberto Ademar Duwe @biologo.giba / Cedido

Uma Jararacuçu, a maior serpente peçonhenta do Sul do Brasil, foi encontrada na frente do portão de uma revenda de carros, no bairro Barra do Rio Serro, em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense. O animal foi resgatado no dia 22 de dezembro, mas as imagens começaram a circular nas redes sociais nesta segunda-feira (2).

O biólogo da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente Gilberto Ademar Duwe explica que o comerciante se assustou ao chegar para trabalhar. “Os proprietários chegavam para abrir a loja e se depararam com ela bem no portão. Eles entraram em contato conosco no Fujama, para fazer o resgate do animal”.

A serpente foi solta em um local seguro, em meio a natureza. “Ela foi encaminhada para uma área de mata, bem distante, alguns quilômetros de residências. Para não ter perigo dela voltar para alguma casa ou área habitada e acontecer algum acidente. Mas também para que ninguém possa fazer algum mal para ela”, detalha o biólogo.

“Ela é a maior serpente peçonhenta do sul do Brasil, presente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a maior que a gente encontra. A maior peçonhenta do Brasil é a Surucucu, que é encontrada na região do Rio de Janeiro e também no Norte do país”, explica.

A Jararacuçu é comum nas áreas mais próximas do Litoral e região Leste de Santa Catarina, em matas fechadas preservadas. “É um animal que dificilmente a gente encontra na área urbana, numa área habitada, mas eventualmente elas acabam sendo encontradas”, pontua Gilberto.

Imagens: @biologo.giba

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×