Cotidiano Compartilhar
Sem aulas

Reportagem do SCC flagra confusão entre manifestantes e político de SC na UFSC

Os grevistas bloquearam as entradas da universidade na manhã desta quinta-feira (16)

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagens: SCC SBT
Imagens: SCC SBT

A reportagem do SCC SBT flagrou com exclusividade o momento em que manifestantes e o ex-deputado estadual Bruno Souza entram em conflito em um dos acessos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no final da manhã desta quinta-feira (16).

A repórter multimídia Giovanna Pacheco entrava ao vivo para o SCC Meio-Dia quando o bate-boca começou. “Está bastante agitado. Bruno Souza está tentando desmanchar o bloqueio feito pelos estudantes e eles não estão deixando”, narra na transmissão.

Os estudantes afirmaram à reportagem que estavam fazendo um bloqueio pacífico para chamar atenção da população sobre a greve, feita por servidores técnico-administrativos, professores e estudantes.

O político catarinense aparece com a blusa rasgada durante a confusão. Segundo o político, ele foi ter uma conversa “pacífica” com o movimento estudantil.

“Fui educadamente falar com eles. Me atacaram, agrediram, fui empurrado e me ROUBARAM! Levaram o meu gravador”, disse o ex-deputado em publicação nas redes sociais.

Bruno Souza afirmou que iria procurar o Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).

A reportagem entrou em contato com a Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos, entidade que representa os estudantes de graduação, e Sindicato dos Trabalhadores da UFSC (Sintufsc), que representa os técnicos, mas até a publicação da reportagem, não houve retorno.

A reitoria da UFSC também foi procurada e o espaço segue aberto.

Veja o vídeo

Vídeo: SCC SBT

Greve da UFSC: entradas da universidade amanhecem bloqueadas nesta quinta

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) amanheceu com suas entradas bloqueadas nesta quinta-feira (16) devido à greve geral deflagrada por professores, técnicos administrativos e estudantes.

Os grevistas utilizaram móveis, pedaços de madeira e faixas, com piquetes e barricadas para impedir o acesso ao campus da Capital.

Os estudantes aderiram à paralisação após decisão em assembleia na noite desta quarta-feira (15), aderindo à paralisação iniciada por professores e técnicos.

Confira a reportagem

Vídeo: SCC SBT

O movimento grevista é organizado pelo Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina – SINTUFSC, Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) e Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos (DCE).

A universidade foi procurada pelo SCC10, mas até a publicação do texto, não retornou ao contato.

  • Greve da UFSC entradas da universidade amanhecem bloqueadas nesta quinta (1)

Professores entraram em greve na última semana

Professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), filiados à Apufsc-Sindical, decidiram pela adesão à greve a partir de 7 de maio. A votação eletrônica foi realizada online entre às 16h de terça-feira (30), e às 16h desta sexta (03). No total, 1.250 pessoas votaram, sendo 637 a favor da paralisação, 596 contra e 17 em branco.

A pergunta apresentada na cédula, aprovada na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na manhã de 30 de abril, era: “Você é favorável à adesão dos professores e professoras da UFSC à greve nacional docente a partir do dia 7 de maio de 2024?”.

Com a decisão, seguindo o que está previsto na Lei de Greve, a Diretoria da Apufsc tem 72 hoas para enviar ofício à Reitoria da universidade comunicando a data de início da paralisação.

A Reitoria da UFSC informou ao Portal SCC10 que recebeu o ofício do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc) comunicando que a categoria dos professores da UFSC estará em greve por tempo indeterminado.

A Reitoria também aguarda o contato da entidade sindical para tomar conhecimento da pauta local de reivindicações, se houver. Ao mesmo tempo, espera estabelecer um canal de interlocução e diálogo com a categoria dos docentes, a exemplo do que já ocorre com o comando de greve dos servidores Técnico-administrativos em Educação (TAEs).

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.