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Atendimento presencial

Alunos enfrentam fila para renovar cartão estudante na Capital

Segundo os estudantes, o aplicativo para realizar a renovação online não estava funcionando corretamente

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Renato Becker | SCC 10
Foto: Renato Becker | SCC 10

Nesta quarta-feira (07), quem decidiu renovar o cartão estudante presencialmente no Terminal de Integração do Centro (TICEN) enfrentou filas. Com a proximidade do retorno das aulas, dezenas de estudantes da rede pública e da rede privada precisaram esperar cerca de duas horas para serem atendidos.

Segundo os estudantes, o aplicativo para realizar a renovação online não estava funcionando corretamente e por isso foram presencialmente no local. De acordo com a Prefeitura de Florianópolis, o aplicativo apresentou instabilidade e funciona o tempo todo, sete dias por semana.

“A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Transportes e Infraestrutura, informa que contatou o Consórcio Fênix, que informou que o aplicativo SI.GO para recadastro apresentou instabilidades nesta quarta-feira, 7, e que já está sendo normalizado. Para evitar filas, a Prefeitura reitera que a renovação pode ser feita pelo aplicativo e que está disponível desde o início de janeiro”, disse a Prefeitura em nota.

Assista a reportagem sobre as filas para fazer a renovação do cartão estudante:

Estudantes de Florianópolis podem fazer o recadastro online do cartão estudante e cartão estudante social

A Prefeitura de Florianópolis disponibiliza o recadastramento do Cartão Estudante, que dá desconto de 50%, e do cartão estudante social gratuitamente e sem precisar ir ao posto físico de atendimento. Para realizar a atualização do Cartão Estudante pelo aplicativo é necessário baixar o app SI.GO, disponível para Android e IOS, e procurar pela opção disponível na tela inicial “Recadastro de Benefício”.

Os estudantes de escolas municipais de Florianópolis podem verificar pelo SiGo se seu recadastro foi aprovado automaticamente. Caso não tenha sido atualizado automaticamente, os estudantes podem realizar o recadastro pelo app.

Para o cartão estudante, é necessário enviar os seguintes documentos no aplicativo:

  • RG e CPF;
  • ⁠Foto atualizada (pode ser tirada com o aplicativo no momento do recadastro);
  • Comprovante de matrícula do ano vigente (carimbado e assinado ou com a autenticação eletrônica completa – link e código);
  • ⁠Comprovante de residência atualizado (últimos 3 meses);
  • ⁠Autodeclaração de residência (somente para casos em que o comprovante de residência não estiver no nome do aluno, pais ou responsável legal), mais o comprovante de residência.

Toda a documentação deve ser enviada de forma digital pelo aplicativo Si.GO

O status do processo de recadastramento deve ser acompanhado pelo aplicativo.

Nos casos de reprovação será exibido o motivo da reprovação e é possível refazer o processo. Em caso de aprovação, o cartão fica imediatamente liberado para utilização. Para o recadastramento presencial, o estudante ou representante legal deverá comparecer no Passe Rápido com o cartão do estudante portando os documentos.

Recadastramento do Cartão Social

Estudantes que desejam renovar o Cartão Social, que dá gratuidade integral ao transporte, também podem realizar via aplicativo, sem precisar ir ao posto físico de atendimento da Secretaria Municipal de Transporte e Infraestrutura.

Esses estudantes devem fazer o upload dos seguintes documentos:

I- comprovante de residência do município de Florianópolis;
II – documento de identidade;
III – CPF;
IV – atestado de matrícula em instituição de ensino fundamental, médio, ou em curso de graduação, pós graduação ou especialização, reconhecidos pelo MEC.
V – Foto atualizada (pode ser tirada com o aplicativo no momento do recadastro).

No pró-cidadão será disponibilizado atendimento para auxiliar a renovação via app.

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