Educação Compartilhar
Atenção

Universidade Gratuita prioriza o índice de carência como principal critério

"São mais vagas para quem realmente precisa", disse Jorginho Mello

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Marco Fávero/SECOM\Divulgação
Foto: Marco Fávero/SECOM\Divulgação

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, informou que a Universidade Gratuita,“agora prioriza o índice de carência como critério principal”.

“São mais vagas para quem realmente precisa, garantindo a igualdade de oportunidade entre os nossos jovens”, disse o governador nas redes sociais.

A classificação dos estudantes será feita exclusivamente com base no Índice de Carência (IC). Após a validação do cadastro pela Comissão de Seleção, os estudantes serão listados em ordem decrescente de acordo com seu IC.

No primeiro semestre de 2024, o Programa Universidade Gratuita passou por adequações. Além da exclusividade dos recursos da assistência financeira para estudantes matriculados em cursos presenciais, o índice de carência (IC) passou a ser calculado de forma diferente. As mudanças foram publicadas no dia 29 de janeiro de 2024.

Foram inseridos novos critérios para o cálculo do IC, entre eles a despesa familiar mensal, com estudo, com transporte coletivo e o valor dos bens do grupo familiar. As informações prestadas pelos estudantes durante o cadastro ou recadastro são de inteira responsabilidade e serão comprovadas mediante entrega de documentação.

O que é Universidade Gratuita?

O Universidade Gratuita é um dos programas de assistência financeira estudantil do ensino superior oferecidos pelo Governo de Santa Catarina. Ele oferece gratuidade de ensino para estudantes de cursos de graduação em fundações e autarquias municipais universitárias e entidades sem fins lucrativos de assistência social. 

Quais os documentos necessários para a inscrição?

A Secretaria de Educação (SED) irá publicar um edital para cadastramento dos estudantes, que será disponibilizado nesse site: http://ensinosuperior.sed.sc.gov.br/index.php. O edital estabelecerá os prazos e demais documentações necessárias para a inscrição.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×