Educação Compartilhar
Era uma vez...

Conheça o projeto de contação de histórias que irá circular pelas escolas públicas do Vale do Itajaí

A apresentação tem duração de 45 minutos e é indicada para crianças a partir de 4 anos

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Ruth Rodrigues
Foto: Ruth Rodrigues

Em outubro, novembro e dezembro, o projeto Histórias Fora da Caixa irá circular em escolas da rede pública de ensino de seis cidades do Vale do Itajaí: Blumenau, Gaspar, Indaial, Botuverá, Guabiruba e Brusque. O projeto é idealizado e apresentado pela atriz, diretora de teatro e arte-educadora, Natália Curioletti, e conta com apresentações do espetáculo teatral para alunos; além de oficinas de jogos teatrais e literatura para professores, auxiliares e estudantes. Todas as ações são gratuitas e voltadas às instituições contempladas.

No espetáculo teatral “Histórias Fora da Caixa”, a personagem “Margarida” adora ler e contar histórias; ela vai a lugares onde têm crianças com poderes da imaginação capazes de abrir a “Caixa Mágica”. Da caixa saem livros, sempre diferentes para serem compartilhados com quem quiser. A apresentação tem duração de 45 minutos e é indicada para crianças a partir de 4 anos. “Um dos objetivos do projeto é oportunizar o acesso à arte às crianças estudantes de escolas públicas de cidades pequenas e bairros afastados dos centros. Este espetáculo foi criado para levar o encantamento do teatro e da literatura para os espaços ocupados por crianças. A escola é um espaço onde a arte encontra as crianças e floresce”, explica Natália Curioletti.

Nas apresentações são utilizadas diferentes obras literárias, adequadas às faixas etárias dos espectadores. As obras exploram temas pertinentes à escola e de interesse das crianças. “A interação com os pequenos leitores e espectadores que ouvem uma grande história é o nosso foco, porém, a experiência e a vivência da Natália (intérprete da personagem Margarida) com o teatro fazem deste momento algo ainda mais atrativo. A narrativa é contada pela personagem Margarida que adora contar e ouvir histórias. O figurino especial e o cenário completam o clima lúdico. Vale ressaltar que, além da contação de história, os espectadores terão contato também com elementos teatrais”, afirma a produtora executiva do projeto, Soila Freese.

O projeto Histórias Fora da Caixa é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet (PRONAC 191805), e conta com patrocínio da Eletrobrás, Texneo, Schutze Supermercados. O projeto já realizou 16 apresentações em 2022; nas cidades de Blumenau, Indaial e Gaspar; agora volta com mais 35 apresentações e mais seis oficinas nas cidades de Blumenau, Gaspar, Indaial, Botuverá, Guabiruba e Luiz Alves; e para 2024, ainda estão previstas mais 33 apresentações e cinco oficinas nas cidades de Brusque, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Ao todo, o projeto contemplará 84 apresentações e 11 oficinas de jogos teatrais e literatura.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.