Cultura Compartilhar
28º Incanto Trentino

Gastronomia italiana é uma das atrações da 28º Incanto Trentino

Além do prato típico, o visitante poderá experimentar uma variedade de massas, pizzas, e produtos fabricados pelos colonos da região

Por

• Atualizado

Incanto Trentino, Divulgação
Incanto Trentino, Divulgação

Assim como seus antepassados, que vieram de Trento, na Itália, para os moradores de Nova Trento, na Grande Florianópolis, receber as visitas com uma mesa farta, muita bebida, músicas típicas e alegria é uma tradição que passa de geração em geração. Os costumes familiares e gastronômicos serão apresentados durante a 28ª Incanto Trentino – Festa das Tradições Trentino Italianas, que acontece de 4 a 7 de agosto, no Ginásio de Esportes Inácio Gullini, no centro da cidade.

Uma das grandes atrações do evento é a gastronomia e entre os pratos típicos se destaca o Piatto Nostrano ou “Prato Nosso”, como é comum usar no dialeto italiano para ‘algo nosso’, feito em casa ou artesanal. O prato é composto por elementos do cotidiano do colono, como polenta, queijo, linguiça e verduras, e é servido com a tradicional polenta brustolada, que é cozida e, depois de fria, é cortada em fatias e assada na chapa até formar o brustolado, que são pontinhos escuros. O prato ainda acompanha o queijo branco, a linguiça, e uma pasta da linguiça. Além de uma polpetta, que é um bolinho servido com as verduras comuns da temporada. 

Os responsáveis pela cozinha do restaurante do Sítio Dona Lourdes, localizado entre Nova Trento e São João Batista farão, pela primeira vez, o prato típico para os visitantes da Incanto Trentino. 

“Com este prato, o Piatto Nostrano, fortalecemos as nossas raízes italianas com ingredientes que estão no dia a dia de cada cidadão neotrentino. É um orgulho apresentar a nossa rica cultura gastronômica”.

Proprietário do Sítio, Cirineu Bunn.

Tradição Gastronômica

Além do Piatto Nostrano, que é o prato típico da Incanto Trentino, o visitante também poderá experimentar uma variedade de massas e pizzas, além de produtos fabricados pelos colonos da região como salame, queijos, geleias e muito mais. Os tradicionais vinhos de Nova Trento também estarão disponíveis, bem como a cervejaria da cidade que estará com um estande na festa.

Para o chef Aloisio Dalri, que viveu muitos anos na Itália, trazer essa tradição para a festa representa preservar, além de resgatar e transmitir para as novas gerações toda essa cultura (…) e promover aquele sentimento de pertencimento, de appartenenza, como diriam os italianos. 

“Todos esses pratos, produtos coloniais e bebidas vão representar a cultura alimentar, lógico, mas buscando um retorno as origens. A culinária italiana avançou muito ao longo dos anos, se tornando mais moderna, (…) mas no dia a dia das pessoas mesmo, naquelas festas de família ou comunitárias, como é o caso da Incanto Trentino, eu diria que os talheres apontam sempre para a tradição. Queremos apresentar aqui também, o que é realmente a tradição, aquele modo de fazer mais elementar, mais genuíno, e o que mais mexe com as pessoas. Apresentar um alimento de conforto, que remete ao passado”, concluiu o chef.

Confira a participação no A Tarde é Nossa:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

publicidade
publicidade

Veja mais