Cotidiano Compartilhar
Atenção

“Estou preocupado”, diz governador de SC sobre chuva volumosa provocada por ciclone

Governador Jorginho Mello demonstrou preocupação pelas previsões meteorológicas das próximas 72 horas

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto 1: Redes sociais | Imagem 2: Piter Scheuer
Foto 1: Redes sociais | Imagem 2: Piter Scheuer

O governador Jorginho Mello (PL) demonstrou preocupação com a chuva intensa que deve atingir Santa Catarina dentro das próximas 72 horas. Um ciclone extratropical que está próximo à costa do estado deixará o tempo instável.

“Isso se dá por causa de um ciclone que vai passar por aqui. Eu estou preocupado e já alertei a Defesa Civil. Todo mundo está preparado”, frisou o governador.

Em tom de alerta, o governador pediu aos catarinenses muita atenção, por conta dos possíveis estragos que a chuva, que está prevista entre 100 e 150 mm, em números acumulados, podendo ultrapassar esses valores, na madrugada e o início da tarde de quinta-feira (15). A condição tende a ficar mais intensa, principalmente na região do Litoral Norte, Baixo Vale e áreas vizinhas.

“Quero pedir para as pessoass ficarem em alerta. Alerta para defender a sua propriedade”, destacou Jorginho.

Confira a fala do governador

Vídeo: Governo do

Conforme a Defesa Civil, ao longo do dia na quinta, o ciclone extratropical avança para a região Sul de Santa Catarina (faixa vermelha no mapa) e, então, há previsão de chuvas para a Grande Florianópolis e sul do estado.

Entre a noite de quinta (15) e a manhã de sexta-feira (16), as chuvas ganham força no Litoral Sul e áreas próximas, ocorrendo de forma intensa e volumosa, com acumulados entre 200 e 250 mm podendo pontualmente passar este volume.

Veja o mapa da Defesa Civil

Fique atento aos riscos

O risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações é alto nas áreas em laranja e muito alto nas áreas em vermelho do mapa. Nas áreas em verde e amarelo, o risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos e deslizamentos pontuais.

Portanto, as recomendações da Defesa Civil são:
-Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;
-Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
-Cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;
-Se afaste de postes e árvores;
-Fique atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência;
-Fique atento as rachaduras em muros ou paredes.

Defesa Civil alerta para riscos das fortes chuvas e SAP ativa Plano de Contingência

O secretário Edenilson Schelbauer esteve nesta quarta-feira (14), na sede da Defesa Civil e ouviu as recomendações em virtude da formação de um ciclone extratropical próximo à costa e dos constantes alertas de chuvas persistentes e volumosas para os próximos dias em regiões catarinenses.

A sequência de dias chuvosos traz risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos em algumas cidades.

Em decorrência dos alertas emitidos pela Defesa Civil, a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa segue atenta à execução do Plano de Contingência para Deslizamentos de Grande Impacto, Inundações Bruscas ou Processos Geológicos/Hidrológicos Correlatos proposto pela Superintendência de Segurança e Operações (SEOP/DPP) para as unidades prisionais e socioeducativas localizadas em áreas de maior risco de inundações, como por exemplo o Litoral Sul do Estado, local onde já ocorreram problemas desta natureza em ocasiões anteriores.  

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.