Cotidiano Compartilhar
ATENÇÃO!

Brasil registra mais de 5 mil casos de febre oropouche, doença transmitida pelo maruim

Doença é transmitida por mosquitos, sendo o principal o maruim

• Atualizado

Agência Brasil

Por Agência Brasil

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

Dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Saúde mostram que os casos de febre oropouche estão se espalhando pelo Brasil. O país contabiliza, neste momento, 5.102 casos da doença, sendo 2.947 no Amazonas e 1.528 em Rondônia.

Os demais casos foram registrados ou estão em investigação na Bahia, Acre, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro, Piauí, Roraima, Santa Catarina, Amapá, Maranhão e Paraná.

Os dados foram atualizados até o dia 15 de março.

“Há algumas semanas está acontecendo um espalhamento para outras regiões do Brasil. A gente não está só naquela concentração na Região Norte, que foi o primeiro momento. A gente acreditou que ia ficar concentrado, mas vimos que houve um espalhamento”, alerta a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.

“Introduzimos a vigilância dessa nova doença, fizemos a construção das orientações para observação clínica. A gente não tinha nenhum manual ou protocolo para febre Oropouche. Distribuímos os testes para toda a rede Lacen [laboratórios centrais] e, por isso, estamos conseguindo captar, fazer o diagnóstico correto para essa doença. Estamos monitorando de perto e entendendo melhor essa nova arbovirose”, esclarece.

A maioria dos casos de febre Oropouche no país foi diagnosticada em pessoas com idade entre 20 e 29 anos. As demais faixas etárias mais afetadas pela doença são 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 10 a 19 anos.

Febre Oropouche em Santa Catarina

Ao todo no estado, foram confirmados 10 casos da doença, sendo quatro em Brusque, cinco na cidade vizinha, Botuverá, e mais um em Luiz Alves.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, uma série de ações complementares nos locais serão desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Saúde em conjunto com o Estado e o Ministério da Saúde, como sistematizar as informações dos casos suspeitos e confirmados (deslocamentos, sintomas, quadro clínico, etc), coleta de vetores para levantamento entomológico e encaminhamento de amostras de outros pacientes para testagem pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina, com o objetivo de fortalecer a vigilância da doença.

Febre do oropouche

A doença é causada por um arbovírus e sua transmissão é feita principalmente por mosquitos, sendo o principal o maruim.

Os sintomas da febre do Oropouche são muito semelhantes aos da dengue, como dor no corpo, dor de cabeça, náuseas e diarreias. Ainda não há um tratamento específico para tratar a doença.

Em caso de sintomas, o paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para poder dar seguimento aos exames e identificar a doença.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.