“Quando eu falei que não estava só, ele abriu os olhos”, contou a mãe de paciente entubado pelo novo coronavírus
Projeto Conectando Vidas fez a diferença para Anderson e a família que veio de Belém do Pará.
• Atualizado
Nesta semana, uma família do Belém do Pará se deslocou até Santa Catarina para visitar um paciente entubado por conta do novo coronavírus. Ao chegar ao Hospital Nereu Ramos, na Capital, infelizmente o contato não foi possível, já que o jovem estava na UTI COVID-19 e desacordado.
Desta forma, os servidores da unidade hospitalar decidiram fazer uma videochamada com a família e o paciente para, ao menos, a família poder ter alguma forma de contato.
Ao ouvir a voz da mãe e do irmão, o paciente entubado abriu os olhos pela primeira vez desde que foi entubado e chorou. Uma comoção que foi sentida por todos.
Entenda a história:
Conheça o projeto Conectando Vidas:
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, são oito hospitais da Rede Pública – indicados pelo Ministério da Saúde – a participar do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, em Santa Catarina, por meio do Projeto Conectando Vidas do Hospital Sírio Libanês. Neste programa, o paciente com Covid-19 consegue ter comunicação facilitada com seus familiares, além de contar com boletins médicos virtuais.
Os Hospitais que fazem parte são Hospital Santa Isabel, Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, Hospital São José, Hospital Regional do Oeste, Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, Hospital Regional de São José Dr. Homero Miranda Gomes, Hospital Governador Celso Ramos e Hospital Nereu Ramos. As principais ações do programa sugerem videochamadas para boletins médicos e visita familiar virtual.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO