Você sabe a diferença entre arrumar e organizar?
Em um ambiente organizado, qualquer objeto é encontrado em 30 segundos ou menos.
• Atualizado
Se você procurar a definição no dicionário, vai perceber que arrumar e organizar são sinônimos, elas têm o mesmo significado, mas na prática denotam ações distintas.
Mas afinal, qual a principal diferença que sentimos quando um local está arrumado ou organizado?
Arrumado
Arrumar é colocar em ordem, mas não é organizar. Existe uma ordem visual, é esteticamente bonito. Porém, é bem possível que, quando necessitarmos de determinado objeto, precisaremos procurar e na maioria das vezes, sem saber ao certo o local onde está. Assim, recorrer a quem arrumou ou a última pessoa que mexeu com esse objeto. Ou seja, perderemos tempo!
Organizado
Organizar é dispor para funcionar. Existe ordem visual e uma lógica de onde a coisas estão. É algo orgânico e automático. É definir um local para cada coisa. Organizar é pensar! É buscar solução para que a bagunça não volte.
Organizar requer um estudo, precisamos saber como funciona o ambiente, os hábitos de quem frequenta o local. Para que assim possamos saber onde cada coisa vai e de que maneira ela vai ser disposta ali. Quando um ambiente está organizado, conseguimos chegar a determinado objeto sem esforço, sem precisar procurar, vai existir uma lógica do por que de cada objeto está naquele lugar.
Num ambiente organizado se cria um “sistema”, para que a organização se mantenha e você não precise reorganizar tudo novamente depois de um tempo.
Em um ambiente organizado, qualquer objeto é encontrado em 30 segundos ou menos.
Exemplos
Na despensa:
- Arrumada: todos os mantimentos estão em um mesmo armário.
- Organizada: todos os mantimentos estão no mesmo armário, porém, separados, agrupados e identificados conforme o tipo de produto.
No closet:
- Arrumado: quando simplesmente, colocamos as roupas no armário.
- Organizado: quando as roupas estão separadas, categorizadas e identificadas por tipo e cor.
Arrumar não é algo errado, muito pelo contrário, só que a arrumação somente será eficaz se o ambiente já tiver sido Organizado. Ou seja, a arrumação procede a organização. Enquanto que a organização deve ser feita apenas de tempos em tempos, a arrumação é um hábito diário; afinal, nossa casa está em constante movimento.
Três premissas básicas da organização
- SELECIONAR – Separar o que deve ser organizado, retirar coisas velhas, que deve ser descartado ou doados.
- CATEGORIZAR – Separar por afinidade, utilização, semelhanças. Criar conjunto de coisas iguais.
- ORGANIZAR – Colocar cada coisa em seu local adequado.
Segue mais um exemplo de ambiente organizado pela Tendo Tempo:
Entenderam a diferença entre arrumar e organizar?
Até a próxima coluna!!
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO