Organizar para crescer: gestão profissionalizada que faz a diferença
Com apoio do Sebrae/SC, os sócios Anselmo Reynaud e Lourenil Costa impulsionaram o negócio.
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Há 14 anos no mercado, a Niu Sushi, restaurante de comida japonesa de Joinville, no Norte de Santa Catarina, foi construído a partir do sonho dos sócios Anselmo Reynaud e Lourenil Costa. Amante da cozinha oriental, Anselmo conheceu o parceiro de negócio em um estabelecimento que frequentava e onde trabalhava como sushiman.
A amizade dos dois e o amor pela culinária oriental resultaram em um curso onde o sushiman compartilhou seus conhecimentos com Anselmo. Após as aulas, o joinvilense começou a cozinhar em casa, mas a ideia de tornar a paixão pela culinária em um negócio não saiu da cabeça do empresário.
Meses depois, os dois decidiram tirar o projeto do papel e abrir a empresa. Com base em técnicas de gestão, os sócios buscaram fazer o negócio crescer e se consolidar no mercado e receberam auxílio de especialistas da consultoria especializada do Sebrae/SC desde o início. “Na época usamos o próprio Sebrae como apoio para esse processo e para estruturar um plano de negócio consistente para aquilo que desejávamos”, explica Anselmo.
Programa de Gestão Avançada (PGA)
Anos depois, a empresa continuou crescendo, mas os sócios entenderam que precisavam ir além e decidiram atualizar o plano de negócios. Novamente com o apoio do Sebrae/SC, dessa vez com o Programa de Gestão Avançada (PGA), Anselmo e Lourenil conheceram novas técnicas de gestão empresarial e conseguiram identificar com mais agilidade os problemas e assim garantiram a assertividade na tomada de decisão.
Antes da consultoria especializada, os dois sócios e suas esposas atuavam em todas as áreas do restaurante. “Isso nem sempre é o melhor, a principal mudança foi organizarmos de uma maneira diferente (…) Tivemos um entendimento claro do que resolveria nossa situação e nos daria uma visão melhor de futuro. Foi um divisor de águas e temos isso como uma realidade, principalmente relacionado a organização da gestão. Passamos a ter uma gestão mais profissional”, diz o empresário.
“A diferença é enorme. Você mudar o patamar de gestão da tua empresa, de uma gestão familiar e empírica, para uma gestão profissionalizada, com números, indicadores, objetivos. Faz toda diferença”, afirma João Paulo Novakoski, analista de negócios do Sebrae/SC, que acompanhou todo o processo de atualização do plano de negócios.
Melhor organização
Quando procurou o Sebrae/SC, os empresários não buscavam, necessariamente, mais crescimento, mas uma melhor organização do negócio, mantendo bons números, mesmo em momentos difíceis, como a pandemia. “O principal resultado em situações como essa é que a empresa ou o restaurante está preparado para suportar as situações de uma maneira tranquila e profissional, mesmo com problemas conjunturais ele acaba se sustentando”, explica Anselmo.
Para Novakoski o crescimento do Niu Sushi foi visível. “Ele está super contente com os resultados obtidos. A empresa está com o Sebrae em outras capacitações e sempre será um cliente, porque o Sebrae conseguiu, com ele, elevar a gestão da empresa”, finaliza o analista, que explica que a entidade possui diferentes programas a fim de propor soluções customizadas conforme a necessidade das pequenas empresas.
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