Limpeza e praticidade: como organizar a geladeira?
Veja dicas para melhor conservação e visualização dos alimentos
• Atualizado
Já falamos aqui de estratégias para uma cozinha organizada e, no quesito geladeira, manter bem ordenada traz economia e saúde. Quando ela está abastecida com tudo limpo e no lugar, facilita na hora do preparo de comidas, deixando esse momento mais prático, e com uma melhor visualização, ajuda na conservação e no desperdício de alimentos, mantendo tudo na validade e, assim, mais higiênico.
Cada geladeira tem um sistema de refrigeração, então é muito importante conhecer como funciona a corrente de ar para dispor os alimentos de acordo com a temperatura adequada. Nos modelos mais antigos, por exemplo, os locais mais frios eram próximos ao freezer, nos modelos atuais é de maneira mais uniforme, indicando normalmente em cada prateleira e espaço o que deve ser guardado.
Aqui vão algumas dicas para melhor conservação e visualização dos alimentos:
- Em primeiro lugar, faça uma limpeza geral, tanto no eletrodoméstico quanto nos alimentos, separando para descarte o que está vencido e categorizando o resto (legumes, verduras, bebidas, sobras de comida etc.). Os organizadores transparentes são ótimos como potes de plástico, de vidro ou até mesmo saquinhos, vão facilitar na identificação e setorização das comidas, sempre que abrir um alimento, como enlatados, molhos ou até leite condensado, retire da embalagem original e transfira para os potes, sempre identificando o nome e validade.
- Porta da geladeira: local onde se tem a maior mudança de temperatura, ideal para bebidas (menos leite), conservas e molhos.
- Compartimento extra frio: é a gaveta superior, mais próximo do congelador, aqui temos a melhor refrigeração (dica para gelar a bebida mais rápido) e a menor oscilação de temperatura, então prefira derivados de leite como queijos, iogurte e embutidos.
- Primeira prateleira: de cima para baixo, na primeira prateleira coloque manteiga ou margarina, comidas prontas (em potes com tampas) e os ovos, que apesar de algumas geladeiras virem com bandejas nas portas, aqui é o local mais adequado pela oscilação de temperatura, assim mais tempo conservados. Morangos e frutas de deterioração rápida também ficam melhores em menores temperaturas e prefira por embalagens com entrada e saída do ar.
- Prateleiras intermediárias: ideal para produtos sem refrigeração máxima e prontos para o consumo, como enlatados, bolos, doces, sopas e leite.
- Gavetas: local menos frio da geladeira, com temperatura e humidade para frutas (que ainda não amadureceram ou já estão cortadas), verduras e legumes. Para melhor conservação utilize saquinhos novos e com fechos herméticos. Para hortaliças como alface e couve não escurecerem, o melhor é lavar e guardar as folhas intercaladas com papel toalha, para os outros alimentos citados, lave apenas na hora do consumo.
- Congelador: utilize sempre recipientes específicos para congelar e bem vedados, organize em carnes, frangos, peixes e comidas prontas ( como lasanha, nuggets, pão de queijo ou sorvetes e açaí). Alimentos uma vez descongelados não devem voltar ao freezer.
- Não guarde na geladeira latas, pano ou papeis, muito menos forre as prateleiras, pois vai dificultar a circulação do ar e aumentar a conta de luz. Também não devem ir: Tomates, batatas, melão e melancia, cebola e alho, pães, maças, café e temperos como pimenta ou manjericão.
No caso de geladeira inverse, valem as mesmas dicas, apenas certifique-se onde está o espaço extra frio. Importante também não sobrecarregar a geladeira com muita coisa, uma vez que ela precisa do ar circulando. Assim, seguindo essas dicas de limpeza e organização, seus alimentos vão durar mais e o seu uso ficará mais prático. Para mais dicas desse assunto acesse o link.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO