Sendy Luz

Jornalista e especialista em growth com formação na UFSC, pós-graduada em marketing digital e certificação em Business Intelligence e Business Analytics com Data Science pela PUC RS.


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Mulheres empreendedoras

 Multinacional oferece incentivo para empreendedoras da gastronomia

Serão R$ 10 milhões disponibilizados para mulheres da gastronomia incrementarem negócios

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Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Atenção mulheres do ramo de alimentação. A novidade é que uma multinacional vai oferecer incentivo para empreendedoras da gastronomia incrementarem os negócios. Serão R$ 10 milhões disponibilizados.

A iniciativa denominada “Juntas na Mesa” é uma parceria com BEES Bank, da Ambev. Assim, o intuito é disponibilizar empréstimos de até R$ 60 mil para até mil mulheres no setor. Por sua vez, a ONG Gastromotiva vai oferecer cursos em todo o Brasil para profissionais da área. Bora conhecer mais?

Qual o objetivo do incentivo para empreendedoras da gastronomia 

O objetivo é trazer crédito, formação e visibilidade, pilares que são as principais dificuldades para empreendedoras. Pesquisa nacional realizada por Stella Artois e Ipsos concluiu isso. Pela primeira vez as marcas analisaram o mercado em profundidade para entender os desafios e as ambições dessas profissionais. O resultado? Mais conhecimento e incentivo a elas.

Assim, a vantagem do cadastro via Juntas na Mesa é que os pedidos tenham prioridade na análise. Em outras palavras, haverá uma equipe dedicada exclusivamente a acelerar o processo. Uma excelente notícia de incentivo para empreendedoras da gastronomia.

O que detalhou a pesquisa sobre empreendedoras na gastronomia

Primeiramente, a pesquisa mostrou que profissionais da gastronomia sonham em ter o próprio negócio. Mas, o desafio é a dificuldade na obtenção de crédito. Como resolver este problema?

Assim, a Stella Artois vai trazer uma oferta de crédito para apoiar até 1.000 mulheres. A iniciativa oferece soluções digitais para facilitar a vida financeira e potencializar a gestão de PMEs. Serão disponibilizados empréstimos de até R$ 60 mil reais por empreendedora. Tudo de acordo com análise individual de crédito.

A pesquisa traz dados exclusivos de Curitiba e Porto Alegre. Entre os principais dados do levantamento, chamam a atenção o fato de que 59% das entrevistadas concordam que entrar na profissão é bem mais difícil para uma mulher negra. Além disso, 65% das mulheres concordam que a cozinha doméstica ainda é vista pela sociedade como um trabalho de mulher.

É possível concluir que a iniciativa atende necessidades como expansão do negócio, fluxo de caixa e até estoque. Essas são algumas das questões que mais influenciam a busca por crédito para incentivar empreendedoras da gastronomia

Curso para empreendedoras da área da gastronomia

Quando o assunto é formação, quase metade das mulheres (45%) busca por algum tipo de profissionalização. Elas desejam adquirir mais conhecimento, mas esbarram na falta de tempo e dinheiro. Para apoiá-las nessa frente, Stella Artois se uniu à ONG Gastromotiva, organização que trabalha o alimento como uma ferramenta de transformação social.

O resultado desta parceria? Um programa para atender até mil mulheres desenvolvendo suas habilidades. Assim, o programa vai preparar as mulheres para inclusão no mercado da gastronomia.

A aulas serão online e permitirão a adesão a partir de qualquer lugar. Por sua vez, os cursos vão abranger o aprimoramento de conhecimentos diversos, com disciplinas como Economia Doméstica, Reaproveitamento de Alimentos e Educação Financeira.

As inscrições serão abertas ainda neste ano e as aulas deverão acontecer em 2023.

Posicionamento a favor das mulheres na gastronomia

Já no campo da visibilidade e reconhecimento, o estudo aponta que um terço das participantes acredita que as mulheres não conseguem crescer na gastronomia. Isso porque elas não são ouvidas pelos chefes homens.

Por outro lado, três em cada dez profissionais mulheres na gastronomia já sofreram discriminação de gênero ou pensaram em mudar de profissão por falta de oportunidade. O levantamento está em linha com outros dados: elas lideram 96% das cozinhas domésticas no Brasil, mas apenas 7% das cozinhas profissionais nos restaurantes mais renomados do país. 

Para dar mais visibilidade às mulheres na gastronomia, a cerveja da Ambev vai direcionar toda sua estrutura e os seus investimentos. Entre as ações estarão espaços de publicidade e conteúdos proprietários, por exemplo. Assim, o intuito é falar sobre as chefs e sobre o tema. 

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Circuito gastronômico

A chef Michele Crispim, natural de Palhoça, na Grande Florianópolis, trabalha há cinco anos na área. Foi a partir de sua participação no MasterChef que ela mudou definitivamente de profissão. Desde então, tem a certeza de atuar com aquilo que ama.

No prato que assina, a vivência de ser uma mulher negra no Brasil foi a grande inspiração. “Minha vida foi quebrar barreiras, entrar, estar e permanecer em lugares que teoricamente ‘não eram para mim’”, diz. Ela conclui que já teve teve funcionários que se recusavam a aceitar determinações porque não estavam acostumados a receber ordens de uma mulher.

Outras chefs do país vão levar as releituras da pesquisa em formato de pratos para seus restaurantes. Em outras palavras, será organizado um circuito gastronômico. Com duração de um mês, cada estabelecimento terá uma data de início do novo prato no menu – para mais informações, basta consultar o site do projeto.

Projeto trabalha a equidade de gênero

É importante ressaltar que o projeto está em linha com o compromisso de Stella e Ambev. Assim, a iniciativa trabalha pela equidade de gênero e no combate a questões como machismo, homofobia e racismo.

Mais dados sobre o estudo, o movimento Juntas Na Mesa e as iniciativas de crédito, formação e a experiência gastronômica estão em stellaartois.com.br/

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