Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 40 anos de profissão, 18 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
FLUXO QUESTIONADO

Seif pede explicações sobre a forma de registrar a entrada de turistas no Brasil

Senador chama a atenção para "variações anormais" de oriundos da Costa Rica, Israel e Argentina

• Atualizado

Por

Seif pede explicações sobre a forma de registrar a entrada de turistas no Brasil | Foto: Reprodução.
Seif pede explicações sobre a forma de registrar a entrada de turistas no Brasil | Foto: Reprodução.

Os números surpreenderam quando o Ministério do Turismo contabilizou que 6,7 milhões de visitantes estrangeiros, alta de 14,6%, em 2024, mas as estatísticas que apontam um crescimento de 1.028% na entrada de venezuelanos em janeiro e 1.003% em fevereiro, além de variações nas chegadas oriundas de países como Costa Rica, Israel, Argentina e outros vizinhos sul-americanos, chamaram a atenção do senador Jorge Seif (PL).

O parlamentar avalia como “anormais” estes números, por isso solicitou informações ao ministro do Turismo, Celso Sabino de Oliveira, sobre a metodologia utilizada pela pasta para determinar os dados divulgados. A questão, alega o senador por Santa Catarina, é estabelecer se há alguma distinção entre turistas, imigrantes, quem solicita refúgio ou é trabalhador temporário. E ainda como são tratadas as entradas de brasileiros que residem no exterior quando retornam, por temporada, ao país.

Além de pedir esclarecimento sobre o porquê da metodologia não ser de divulgação pública, Seif questiona como se dá a parceria entre a Polícia Federal, o Ministério do Turismo e a Embratur na coleta, tratamento e divulgação desses dados, ou seja, “quais etapas cabem a cada uma das instituições”. O foco do senador é estabelecer ainda se o Ministério do Turismo possui dados que comprovem que os visitantes estrangeiros “efetivamente se hospedam, consomem serviços turísticos e movimentam a economia local ou tão somente a informação se restringe à mera entrada no território nacional”.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.