Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Fórum Parlamentar Catarinense

Secretário nacional de Defesa Civil promete ajuda aos municípios atingidos pelas enchentes

Wolnei Aparecido Wolff Barreiros só não determinou valores para o repasse

• Atualizado

Por

Reprodução
Reprodução

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, o engenheiro Wolnei Aparecido Wolff Barreiros, declarou na manhã desta segunda-feira (9), que o governo federal vai atender a população afetada de Santa Catarina com tudo o que for preciso, “desde kits de suprimentos até limpeza das cidades e um plano maior, para ações de recuperação de grande porte”. A informação foi dada durante reunião remota com deputados federais e senadores do Fórum Parlamentar Catarinense, coordenador pela deputada Caroline de Toni (PL).

Autor do pedido de reunião com Barreiros, o deputado federal Jorge Goetten (PL) pediu rapidez no atendimento das solicitações dos prefeitos pelo impacto econômico e social que os alagamentos causam. O parlamentar lembrou que, na condição de morador do Alto Vale do Itajaí, já enfrentou 16 enchentes com esta que ocorre neste momento e que é necessária a presença constante da Defesa Civil no Estado para diminuir os impactos provocados pela falta de recursos, “que esbarram em burocracia e demora no repasse”.

O secretário nacional não conseguiu definir ainda o valor a ser enviado a Santa Catarina em função do desastre natural ainda estar em curso. Mas assegurou que a Defesa Civil Nacional já vinha monitorando a situação e que enviou representantes para Florianópolis, que atuam junto com a Defesa Civil Estadual.

Coube a Goetten elogiar o rápido atendimento do secretário Barreiros e do ministro Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Nacional), que estão em contato com o governador Jorginho Mello. Os deputados e senadores catarinenses voltaram a elogiar o trabalho que vem sendo conduzido por Jorginho e pelo secretário Coronel Armando (da Proteção e Defesa Civil) juntamente com os prefeitos.

Também ficou definido que serão feitos encontros com as equipes técnicas dos municípios afetados a fim de prestar apoio humanitário e ajuda na reconstrução dos estragos.

Vice-líder do governo Lula convoca reunião de prefeitos com Barreiros

Nesta segunda-feira (9), depois de participar da reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, a vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, Ana Paula Lima (PT), convocou uma reunião com prefeitos e prefeitas das cidades atingidas pelas enchentes com o secretário nacional da Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros. O encontro também será virtual, a partir das 10h, desta terça-feira (10), para que, segundo a deputada, os gestores sejam orientados pelas equipes técnicas na elaboração de um plano de ação humanitária emergencial aos municípios.

Representantes da Defesa Civil estadual e nacional participarão da reunião, A deputada Ana Paula Lima encaminhou, também, pedido ao governo federal para liberação do FGTS e abertura de uma linha de crédito do BNDES aos atingidos pelas chuvas. O governo federal disponibilizou helicópteros de grande porte que auxiliam no resgate de comunidades atingidas pelas tempestades no Estado.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×