Deputados param processo penal contra Jessé Lopes
TJ fez a consulta ao Legislativo e análise só retorna depois que não existir mais mandato
• Atualizado
Por maioria, os 30 deputados que estavam presentes à sessão desta terça-feira (28), na Assembleia, sustaram a ação penal contra o deputado Jessé Lopes (PL), o que significa a paralisação do processo. O Tribunal de Justiça enviou ao parlamento o pedido de autorização para prosseguir com o processo, prerrogativa do deputado prevista na Constituição.
A paralisação não é definitiva e será retomada caso Jessé não se reeleja. Foi o juiz João Marcos Buch, titular da 3ª Vara Criminal de Joinville, que entrou com ação contra o parlamentar por calúnia e difamação por publicações feitas no Twitter.
Leia Mais
Jessé declarou que o magistrado era “defensor de bandido” e “energúmeno” depois que Buch determinou a vacinação de detentos. Para o deputado, o fato, que se deu durante a pandemia, era inconcebível, pois os idosos ainda não haviam recebido as doses.
O juiz, que também é corregedor do sistema prisional na Comarca de Joinville, também entrou com uma ação Cível. O caso já foi julgado e Jessé condenado a pagar uma multa de R$ 10 mil.
Para o deputado, o fato trata-se de uma afronta contra a imunidade parlamentar. As deputadas Luciane Carminatti (PT) e Paulinha da Silva (Podemos) se manifestaram contra o posicionamento de Jessé Lopes por entenderem que cabe respeito ao cidadão comum ou à autoridade.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO