Personal organizer: que profissão é essa?
Na minha primeira coluna, não poderia deixar de explicar um pouco mais sobre a minha profissão
• Atualizado
É um profissional que incorpora a organização na vida de seus clientes, de modo a proporcionar um maior controle na otimização do tempo, espaço e dinheiro. São profissionais de várias áreas do conhecimento (psicólogos, advogados, administradores de empresas, designers, professores, arquitetos, dentre outros) que se especializaram em organização para ajudarem outras pessoas a aumentarem sua qualidade de vida.
Uma das maiores dificuldades das pessoas no mundo atual, está em manter o ambiente que moram e trabalham, organizado. E este é o diferencial do personal organizer, pois ele institui essa organização e ensina como manter as tudo no lugar por meio de uma metodologia única.
A vida corrida e atribulada, misturada às atividades nos estudos e trabalho, rotina com os filhos e casa, faz com que a falta de tempo seja uma situação normal, desafiadora e um dilema para a grande maioria das pessoas. Com isso, surgiu essa nova profissão que tem auxiliado quem deseja otimizar seu tempo através da organização de seus hábitos.
Habilidade para organizar o dia a dia
Um personal organiza muito mais do que closets, por exemplo: residências, lojas, escritórios, bem como, a vida pessoal e profissional de quem contrata seus serviços. Muitas pessoas não tem a habilidade de se organizar no dia a dia e precisam de alguém que consiga fazê-lo de modo prático e eficaz.
Os profissionais da área analisam sua rotina, observam e captam até mesmo os menores detalhes, perguntam e dialogam para entender as reais necessidades de cada cliente. E, a partir daí, soluções reais são criadas para facilitar a vida de todos que moram naquela casa, ou das pessoas que atuam naquele escritório ou loja. É um trabalho muito específico, personalizado e diferenciado, por isso a necessidade de fazer algo voltado para cada pessoa.
O pré-requisito básico de um personal organizer é ser organizado, claro. Além disso, o profissional dever ter raciocínio rápido, ser detalhista, criativo, observador, centrado e ter foco nas necessidades e desejos de cada cliente, pois eles sempre variam de uma pessoa para outra. Ter bom nível de conhecimento geral e estar bem atualizado acerca de todas as áreas também são detalhes importantes, pois ajudam a entender melhor o cliente.
O que faz esse profissional?
É um especialista em organização, seja da casa, rotina, documentos, closets e até fluxo de informação e processos de uma empresa. O leque é muito amplo. Além disso, se for de interesse do cliente, pode-se treinar empregados, secretária ou babá, para que se mantenha a continuação do processo de organização. Afinal, no dia a dia, o que se deve manter são os lugares onde guardar. É uma mudança de comportamento, novos hábitos precisam ser criados para que a manutenção seja garantida.
Alguns serviços do personal organizer
- Auxiliar o DESCARTE.
- melhor aproveitamento do ESPAÇO FÍSICO (acreditem, quando se contrata os serviços de uma personal organizer, o ganho médio de espaço é de 30%).
- PLANEJAMENTO DE ARMÁRIOS E AMBIENTES COM A APLICAÇÃO DA “MARCENARIA INTELIGENTE”, tudo voltado para uma organização eficaz e duradoura. Essa parceria muitas vezes é feita com arquitetos e designers de interiores.
- ORGANIZAÇÃO de todos os cômodos de uma casa para que eles fiquem bonitos e funcionais. Um ambiente bem organizado é aquele onde você consegue encontrar qualquer coisa em, no máximo, 30 segundos.
- PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO do quarto do bebê que está a caminho.
- ORGANIZAÇÃO dos presentes de casamento, inclusive com a sugestão do que deve ser trocado.
- MUDANÇA de residência em todas as suas fases. Aqui inclui “desmontar” a antiga casa, a mudança propriamente dita e o pós mudança onde tudo será devidamente organizado no seu novo lar.
- ORGANIZAÇÃO dos pertences de um ente falecido (pós luto).
- ORGANIZAÇÃO DE LOJAS, RESTAURANTES e ESCRITÓRIOS.
Quando contratar um profissional da área?
- Ao perceber que está demorando mais do que gostaria para localizar coisas de uso frequente.
- Ao notar que alguns espaços estão se esgotando rapidamente.
- Quando seus atrasos forem frequentes por não localizar coisas.
- Se, ao iniciar o dia abrindo seus armários, se sentir frustrado
- Quando quiser mudar a ordem das coisas e não conseguir encontrar uma forma melhor.
- Se a rotina e a correria não deixarem tempo disponível para organizar suas coisas.
- Quando em suas prioridades não estiver incluída a organização.
- Quando faltar vontade de arrumar.
- Quando eventos importantes, tais como mudança de residência, nascimento de um filho, férias escolares, causar a desordem momentânea e indesejada.
O que preciso saber antes de contratar um personal?
Antes de tudo, o importante é entender que o foco é encontrar a melhor relação “espaço x coisas” e que o resultado será tão melhor, quanto melhor for esta relação. Ou seja, vale lembrar a velha lei da física: dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço.
Por isto, alguns verbos poderão ser conjugados com relação às coisas, tais como: avaliar, selecionar, manter, mover, doar, vender. Mas está tudo bem e vai dar tudo certo se o primeiro a ser conjugado for o querer começar.
Me sinto constrangido por expor a minha intimidade, e agora?
O personal organizar é, antes de tudo, um profissional, e ele não estará na sua casa para julgar as pessoas que ali moram, mas sim, para ajudá-las. Não interessa o motivo da desorganização, cabe ao profissional, apenas encontrar soluções e facilitar a rotina.
Além disto, ninguém contrataria um personal para organizar espaços já organizados, não é mesmo? Lidamos com isso diariamente, amamos o nosso trabalho e entre nossas funções está o sigilo absoluto.
Espero que tenham gostado e entendido um pouco mais sobre a profissão.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO