Os principais erros na organização
Você quer organizar a sua casa mas nunca consegue? Você até faz a organização, mas ela não dura muito?
• Atualizado
Você quer organizar a sua casa mas nunca consegue? Você até faz a organização, mas ela não dura muito?
Se isso acontece na sua casa, saiba que você pode estar cometendo alguns erros de organização rotineiramente e isso deixa o seu dia a dia mais bagunçado e complicado.
Seguem os principais erros na organização:
1 – SUBESTIMAR O TEMPO NECESSÁRIO PARA SE ORGANIZAR E TENTAR FAZER TUDO DE UMA VEZ.
Faça uma análise realista da complexidade do espaço que quer organizar. Um erro clássico é subestimar o tempo para a organização. Isso certamente vai fazer você desistir e só piora a situação porque pode te deixar desmotivado. Não queira organizar um cômodo inteiro de uma única vez, pois você vai se cansar na metade do processo e fará o restante da organização de forma impaciente e sem dar atenção ao que realmente importa. Faça por partes; comece com tarefas menores em PEQUENOS ESPAÇOS, como aquela gaveta de bagunça, depois a escrivaninha… E cumpra uma tarefa dessas por dia; o importante é terminar aquele pequeno local que você se dispôs a organizar. A organização é um processo lento onde o caos precede a ordem; pode levar mais tempo fazer desta forma, mas pelo menos, você não vai sentir a frustração de ter milhares de coisas para fazer num dia, desistir no meio do caminho, ou pior, ter o efeito rebote sobre o que você já havia organizado.
2 -OCUPAR ESPAÇO COM ROUPAS QUE VOCÊ NÃO ESTÁ USANDO
ORGANIZAR EXIGE UMA MUDANÇA DE ATITUDES, e você precisa passar a ter o hábito de tirar do guarda roupas aquelas peças sazonais e que não serão utilizadas naquele momento ou estação. Ou seja, se estamos no verão, organize suas peças de inverno no maleiro, em um baú, ou até mesmo, em malas. E quando for inverno, faça o movimento contrário. Isso evita não só a desorganização, como igualmente, que as suas roupas fiquem amontoadas no armário, juntem poeira ou se deteriorem ao longo do tempo, por falta de uso.
3 – COMPRAR ORGANIZADORES SEM SABER SUA REAL NECESSIDADE
Sair comprando caixas e mais caixas antes de começar a organização é um erro clássico, isso te dá a sensação que está dando o primeiro passo, certo? Primeiro, você tem que se desfazer daquilo que não precisa mais, o DESCARTE é imprescindível. Na sequência, CATEGORIZE e SETORIZE todos os itens, avalie e meça o espaço para depois comprar produtos organizadores. E NÃO SE ESQUEÇA QUE OS ORGANIZADORES SÃO UM INVESTIMENTO E QUE PODEM TE ACOMPANHAR POR DÉCADAS. Por isso, opte por produtos de qualidade, da mesma linha, e que possam ser utilizados de várias formas e em todos os cômodos da casa.
4 – DESPREZAR ESPAÇOS.
Quando for organizar, aproveite todos os espaços, por menor que eles sejam. Pense no espaço embaixo da pia ou escada, naqueles cantinhos pouco aproveitados dos armários da cozinha ou guarda roupas. Você pode utilizar esses ambientes colocando organizadores para guardar objetos que não são utilizados com tanta frequência e que não precisam ser deixados à vista.
5 – DESAPEGAR SEM TER PRA ONDE DESTINAR AS PEÇAS
De nada adianta você se encher de atitude, praticar o desapego e encher caixas e caixas de coisas se não planejou antes pra onde vai levar! Sabe o que pode acontecer? Você vai deslocar um outro tipo de bagunça pra outro lugar. Ou seja, se a peça saiu do seu armário, ela deve sair da sua casa também. E nada melhor do que renovar a energia desapegando-se do que não lhe serve mais, do que não faz mais parte da sua vida atual.
6 – TER A ORGANIZAÇÃO COMO UM EVENTO QUE ACONTECE APENAS UMA VEZ POR ANO.
Depois daquela organização que levou dias para ser concretizada e que resultou em sacolas e sacolas de descarte, qualquer um se sente mais leve e com as energias renovadas. Mas que tal incorporar essa tarefa na rotina familiar ao invés de encará-la como um evento anual? A chave para manter suas coisas sempre organizadas é escolher produtos que facilitem e funcionem com o seu estilo e o da sua família. NÃO PROCRASTINE, A ORGANIZAÇÃO TEM QUE SER UM HÁBITO DIÁRIO.
7 – FAZER PILHAS ENORMES PARA ACOMODAR CAMISETAS NO GUARDA ROUPA.
Esse ERRO é bem clássico e acontece na grande maioria das casas. Elimine essas pilhas de camisetas, blusas, saias… pois, como são peças leves, a chance de desarrumar quando você for pegá-las, é enorme. Sem contar que você tende a usar sempre as peças que estão no topo por medo de derrubar a pilha inteira. A minha sugestão é sempre colocar essas peças em “escadinha”. Dessa forma, você poderá utilizar qualquer peça sem medo de colocar em risco a organização.
8 – NÃO SE ATENTAR NA ESCOLHA DOS CABIDES
Se vai organizar seu guarda roupas e está decidido a investir em novos cabides, não compre o cabide só porque é bonitinho. Compre cabides que acomodem de forma correta as suas roupas, para que elas não marquem ou escorreguem.
9 – QUERER MISTURAR AS COISAS.
A CATEGORIZAÇÃO e SETORIZAÇÃO são as maiores aliadas da ORGANIZAÇÃO. Quanto mais as suas coisas estiverem separadas, mais fácil será localizar aquilo que procura e manter a ordem. Se você abrir o guarda roupas e encontrar uma calça junto de um vestido, ou uma regata embaixo de um casaco, ficará difícil encontrar aquela peça especifica que você tinha pensado em usar, e não acha. Então, tente separar o máximo possível por categorias. Isso facilita a visualização e poupa tempo na hora de localizar aquilo que você procura. LEMBRE-SE, EM UMA CASA ORGANIZADA, TUDO PODE SER ENCONTRADO EM ATÉ 30 SEGUNDOS.
10 – GUARDAR PEÇAS DE TECIDOS FINOS DA FORMA ERRADA
Colocar peças de tecidos muito leves em prateleiras é sempre um problema, fica aquele aspecto desarrumado com tudo desmoronando o tempo todo, para evitar isso, utilize sacos de TNT ou outros organizadores específicos.
11 – ESQUECER DE ATUALIZAR A FAMÍLIA DA ORGANIZAÇÃO FEITA
Você está empenhado no seu projeto de organização, mas esquece que as outras pessoas que vivem com você podem não ter participado disso! Consequentemente, elas não saberão onde é o novo espaço das coisas ou o que tem dentro das caixas e gavetas. Por isso, não esqueça de identificar todos os produtos organizadores com o que tem dentro, faça o mesmo nas gavetas e prateleiras. Isso evitará que você perca o seu trabalho.
12 – USAR BAÚS E CAIXAS PARA DEPOSITAR TUDO, E NÃO PARA ORGANIZAR.
Isso apenas atrapalhará a rotina da casa, dificultará a visualização, sendo praticamente impossível encontrar as peças. Se colocar algo em caixas, o faça de maneira ordenada, armazene apenas objetos da mesma categoria e identifique com ETIQUETAS. Por exemplo, em uma caixa, coloque apenas as ferramentas; em outra, apenas as fotografias.
13 – ESQUECER DA PRATICIDADE E FUNCIONALIDADE.
A organização só faz sentido se ela for funcional e se adequar às suas necessidades. É imprescindível que na organização a rotina familiar seja respeitada. Em uma cozinha, por exemplo, copos de água, que são os mais utilizados por todos, precisam estar perto do filtro e em um lugar fácil de alcançar. As panelas, formas e temperos precisam estar próximos ao fogão. O que você utiliza muito deve sempre ficar ao alcance das mãos e no seu campo de visão, e o que usa menos em armários superiores ou mais ao fundo, seja qual for o ambiente.
14 – JUNTAR SACOLAS DE SUPERMERCADO.
Sim, as sacolinhas plásticas são bem úteis para jogar lixo, colocar roupas molhadas ou sapatos. Porém, acumular um número grande desses sacos pode transformar sua casa em um buraco negro. Para facilitar, mantenha uma caixa apenas para organizar essas sacolas, quando a caixa encher, jogue fora o excedente das sacolas.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO