Investir em Educação Física de qualidade é essencial na recuperação da Covid-19, afirma Unesco
Políticas públicas de promoção da atividade física, segundo a Unesco, podem trazer grandes benefícios. Veja quais:
• Atualizado
Em tempos de pandemia pelo novo coronavírus, tem se destacado cada dia mais o valor da boa saúde e da resiliência (física, mental, social e econômica). Quase um quarto da população mundial, segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), tem uma condição de saúde subjacente que aumenta sua vulnerabilidade à Covid-19. Os problemas de saúde mental aumentaram exponencialmente durante a pandemia, particularmente entre os jovens. A inatividade física pode agora ser considerada como uma pandemia paralela, contribuindo para 5 milhões de mortes prematuras anualmente.
Por esse fatores, a Unesco divulgou um estudo onde deixa claro que a participação em programas de educação física de qualidade melhora a saúde física, diminui as condições crônicas de saúde mental e constrói resiliência socioemocional. Também fornece uma porta de entrada de alto impacto/baixo custo para a participação ao longo da vida na atividade física ao longo da vida útil.
“A participação em Educação Física de qualidade pode reduzir a obesidade em 30%, aumentar os resultados acadêmicos em 40%, e colaborar para diminuição da depressão e ansiedade em até 30%, principalmente em meninas”, explica conta Gabriela Ramos, Diretora-Geral Assistente para Ciências Humanas e Sociais da Unesco.
Ainda segundo o material, a atividade física pode colaborar tanto com a prevenção dos danos, já que pessoas obesas apresentam quadros de saúde mais graves, quanto com a recuperação dos infectados, nos aspectos físicos e emocionais.
Educação Física de Qualidade é a base para uma vida mais saudável, feliz e produtiva, e tudo começa na escola. Ele tem o potencial de acelerar os esforços de recuperação da Covid e ajudar a projetar um “novo normal”. Precisamos melhorar o ensino da educação física, nutrir talentos, mas também incutir os valores que são transmitidos pelo esporte. Trabalho em equipe, mérito, espírito positivo!, finaliza Gabriela.
Confira os benefícios de investir na Educação Física de qualidade
Políticas públicas de promoção da atividade física, segundo a Unesco, podem trazer grandes benefícios, entre eles:
- Aumento da expectativa e qualidade de vida.
- Incentivo aos jovens para serem cidadãos responsáveis e ativos.
- Desenvolvimento de habilidades necessárias para os desafios do século XXI.
- Redução dos riscos de doenças cardíacas, câncer e diabetes.
- Redução dos custos com a saúde da população.
- Melhores possibilidades profissionais em função da vida ativa.
- Aumento do rendimento acadêmico.
Fonte: UNESCO
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO