Estudo aponta que exercício físico pode diminuir efeitos da Covid-19
Artigo publicado em revista científica aponta benefícios dos exercícios como fator modificador nos índices de mortalidade de pacientes que foram internados
• Atualizado
Em artigo publicado na revista científica americana ‘Infectious Diseases and Therapy’, pesquisadores relataram, após analisar pacientes com Covid-19, que exercícios aeróbicos contribuem para fortalecer a imunidade em geral e o sistema respiratório, podendo minimizar a morbidade e mortalidade decorrentes do vírus.
O estudo foi feito com um grupo de 500 pessoas, com idades entre 18 e 70 anos, que passaram por internação em um hospital de Madrid, capital da Espanha. Os pacientes foram divididos em 2 grupos: sedentários e ativos. Ou seja, os que não praticavam qualquer tipo de atividade física e aqueles que tinham o hábito de se manter em movimento por pelo menos 30 minutos, duas vezes na semana.
Os resultados apontaram que a prática regular de atividade física aumenta em até oito vezes a chance de sobrevivência na internação, se comparado ao grupo sedentário. A taxa de mortalidade registrada foi de 1,8% para os ativos, enquanto que para os sedentários ficou em 13,8%. Além disso, também foi identificado que este segundo grupo teve mais insuficiência respiratória e inflamação sistêmica que o grupo ativo.
O professor e influenciador técnico Walter Oliveira afirma que a prática de atividade física ajuda o organismo a produzir agentes anti-inflamatórios, que vão atuar justamente no reforço da defesa do corpo.
Confira exercícios, com duração de 20 a 25 minutos, para sair do sedentarismo e melhorar a imunidade:
Abdominal curto – Deitado (a) de peito para cima, faça movimentos mais curtos, inspirando na descida e soltando o ar na subida do tronco.
Sentar/levantar – Como o próprio nome já diz, sentar e levantar é um movimento natural, porém com algumas observações: coloque seu peso sobre o meio do pé e calcanhar; assim que encostar o glúteo (bumbum) no banco, logo fique em pé pois não é para relaxar; e mantenha o tronco alinhado, sempre olhando para frente durante a execução.
Prancha tocando os ombros – Esse exercício consiste em tocar os ombros de forma alternada na posição de flexão de braço. Para ficar mais fácil o movimento, você pode realizar o exercício com os joelhos no chão.
Corrida estacionária – Consiste basicamente em simular o movimento de um trote. O segredo desse exercício é encostar a ponta do pé no solo o mais rápido possível, amortecendo o impacto.
Faça de 20 a 30 segundos de cada movimento, com descanso de 15 a 30 segundos entre um exercício e outro. Lembre de sempre contrair o abdômen durante o exercício e repita os movimentos até chegar no tempo proposto ( 20 a 25 min).
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO