Dominique Cabral

Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e apresentadora do SCC Esporte do SCC SBT.


Dominique Cabral Compartilhar
Dominique Cabral

Rafael Matos conquista o título do Rio Open e alcança feito inédito para o Brasil

Atleta da ADK Tennis se torna o primeiro brasileiro campeão do maior torneio da América do Sul e voltará ao top 50

• Atualizado

Por

Barrientos e Rafael Matos. Foto: Fotojump/Divulgação
Barrientos e Rafael Matos. Foto: Fotojump/Divulgação

Rafael Matos, atleta da ADK Tennis, de Itajaí (SC), e o colombiano Nicolas Barrientos conquistaram, neste domingo (25), o título do Rio Open, o maior torneio da América do Sul, disputado no piso de saibro, com premiação acima dos US$ 2 milhões.

O atleta da equipe catarinense e o parceiro derrotaram a dupla dos austríacos Alexander Erler e Lucas Miedler por 6/4 6/3. Rafa se torna o primeiro brasileiro a levantar um título na competição carioca que soma dez edições e conquista seu maior caneco na carreira, o primeiro de ATP 500. Esta é sua sétima conquista nível ATP, primeira da temporada e ao lado do parceiro Barrientos com o qual começou a jogar nesta temporada. Pelo troféu, Rafa subirá 12 posições e será o 46º do mundo e voltará a ser o número 1 do país nesta segunda-feira.

“Realmente muito especial, não poderia ter pedido esse primeiro título de 500 em outro lugar sendo o primeiro brasileiro a ganhar aqui. O Rio Open merecia isso, nas duplas tínhamos batido umas quatro vezes na trave se não engano. Foi um torneio incrível para os brasileiros, (vivemos) uma boa fase tanto no masculino quanto no feminino. Na Copa Davis a gente conquistou a vaga. Todo mundo vem fazendo um belo trabalho e subindo pouco a pouco”, comemorou Matos.

Foto: Fotojump/Divulgação

O tenista destacou a parte mental na semana onde viraram as três primeiras partidas: “Mentalidade foi um ponto forte nos três primeiros jogos desse torneio perdemos os três primeiros sets. Essa resiliência fez bastante diferença após ter começado tomando porrada e ter aguentado jogando mal“.

O título do Rio Open era um dos três objetivos de Matos na temporada. Os demais são Roland Garros, onde já fez quartas de final, em 2022, e a vaga Olímpica que acontecerá em Paris e no mesmo local: “Tinha três objetivos para esse ano, um deles o Rio Open que felizmente foi, Roland Garros que é um torneio bem especial pra mim por ser no saibro e classificação pra Olimpíada. Esse torneio é um bom passo para baixar o ranking e agora é seguir trabalhando duro para buscar essa vaga”.

Foto: Fotojump/Divulgação

A Campanha:

Final – Rafael Matos/Barrientos 2×0 Alexander Erler/Lucas Miedler (AUT) 6/4 6/3
Semi – Rafael Matos/Barrientos 2×1 Andrea Vavassori/Simone Bolelli (ITA) 2/6 6/3 10/6
Quartas – Rafael Matos/Barrientos 2×1 Kevin Kravietz/Tim Puetz (ALE) 3/6 7/6 (7/5) 10/8
1ª rodada – Rafael Matos/Barrientos 2×1 Marcelo MeçloMatwee Middelkoop (BRA/HOL) 3/6 6/4 10/6

Matos agora segue ao lado de seu treinador Franco Ferreiro para a disputa do ATP 250 de Santiago, no Chile, o qual estreia contra a dupla do italiano Luciano Darderi e do espanhol Pedro Martinez ainda sem data divulgada.

A equipe ADK Tennis/Itamirim Clube de Campo conta com o patrocínio da Taroii Group e Promenac Veículos, os co-patrocínios CORE – Clínica de Ortopedia e Reabilitação Esportiva / Marcelo Pfitzer – Fisioterapia / Fort Atacadista e parcerias da FMEL – Fundação Municipal de Esporte e Lazer Itajai, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Catarinense de Tênis.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×