Cinthia Massa

Arquiteta e design de interiores com formação na UNISUL, UFV em Madrid e Istituto Marangoni em Milão, sócia-proprietária do Studio PB3 de Arquitetura e Interiores. Tendências, dicas e curiosidades dentro do mundo da arquitetura.


Arquitetura Compartilhar
Futuro urbano

Porto Belo receberá primeira Smart City com centro hípico do Brasil

Às margens da BR-101, a Cidade dos Lagos surge como um oásis urbano, com a premissa de integração da natureza ao projeto

• Atualizado

Por

Obras iniciadas. Foto: Reprodução/Unno Agency.
Obras iniciadas. Foto: Reprodução/Unno Agency.

Em um mundo onde a urbanização é uma constante, a busca por cidades mais eficientes, sustentáveis e conectadas tem se tornado uma prioridade global. As Smart Cities (Cidades Inteligentes) emergem como uma resposta inovadora a desafios urbanos, integrando tecnologias avançadas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e otimizar o funcionamento das áreas urbanas.

Um empreendimento recente destaca-se não apenas por sua estética, mas pela integração cuidadosa com o meio ambiente e a qualidade de vida dos seus residentes, com quase 1 milhão de metros quadrados, ás margens da BR-101, a Cidade dos Lagos desenvolvida pela JTA Empreendimentos e Urbanismo surge como um oásis urbano, com a premissa de integração da natureza em todos os aspectos do projeto.

O boulevard central, com um lago incorporado, responsável pelo nome do empreendimento, não só atua como um respiro verde, mas como um convite ao contato com a natureza em meio aos prédios comerciais. Bosques, quadras ativas, áreas para prática esportiva, pistas de ciclismo e caminhada, playgrounds e um centro hípico contribuem para a criação de uma comunidade ativa e saudável. Os rooftops verdes não apenas oferecem um espaço de convivência reconstruído, mas também uma vista ampla e natural.

A linha arquitetônica bioclimática, limpa e permeável cria um conceito unificado entre edificações, respeitando a escala humana e incentivando a interação. A ideia segundo o CEO José Antunes, é inicialmente desenvolver lotes residenciais e comerciais, mas terão áreas futuramente destinadas desde área gastronômica, até centros médicos e shopping.

Smart Cities são exemplos de abordagens do casamento entre urbanização e qualidade de vida, onde nos é mostrado que com planejamento é possível alcançar a eficiência urbana com bem-estar e sustentabilidade.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×