As bandeiras do novo secretário da Agricultura
Altair Silva disse que será um secretário itinerante, porque quer escutar do próprio agricultor suas demandas.
• Atualizado
Criado no meio rural, formado em gestão agrícola e profundo conhecedor do sistema, o deputado Altair Silva assumiu a Secretaria de Estado da Agricultura com a sabedoria dos humildes. Propôs um pacto estadual para o desenvolvimento do setor, onde as entidades representativas, o quadro funcional e os produtores rurais precisam estar focados e unidos num mesmo ideal. Disse que será um secretário itinerante, porque quer escutar do próprio agricultor suas demandas.
Entre suas bandeiras de atuação, destaque para as ações voltadas à parte hídrica do estado, com a preservação e recuperação de nascentes, perfuração de poços artesianos e o armazenamento da água da chuva, porque sem ela, a água, o agro não vive. O secretário Altair ainda deseja ver implementando um novo sistema de energia elétrica pro meio rural. Ele entende que o agro evoluiu, as máquinas estão mais potentes e a necessidade de uma energia trifásica se tornou indispensável. Além disso, o secretário deseja ver executado um programa estadual que beneficie os agricultores que trabalhem com produtos orgânicos.
Na posse de ontem ficou clara a nova fase do governo Carlos Moisés, que será mais política e menos técnica. Estiverem presentes quase todos os deputados estaduais, o senador Esperidião Amim do PP, o deputado federal Celso Maldaner presidente do MDB e o deputado estadual Silvio Dreveck presidente do PP em Santa Catarina. Além de representantes do PSD que já compõem a base do governo.
Sobre Altair Silva
Pra quem ainda não sabe, Altair Silva nasceu em Major Gercino, foi criado em Santo Amaro da Imperatriz e adotado, há muitos anos, por Chapecó, sua base eleitoral. É técnico agrícola, tem formação em direito e possui em MBA em Agrobusinnes pela Fundação Getúlio Vargas. Chega ao comando da secretaria de estado da agricultura com o apoio do partido dele, o PP, e com as bênçãos das entidades representativas do setor.
Inclusive amanhã, quarta-feira, dia 20, o secretário Altair Silva vai reunir todas as entidades (FAESC, FETAESC, FECOAGRO, OCESC, SINDICARNES E ACAV) num grande evento para discutir os rumos do setor e entender as demandas de cada setor. Ele acha necessário, também, aproximar as ações do estado com os movimentos defendidos pelo Ministério da Agricultura. Pra isso vai procurar estreitar os laços entre as duas entidades, com o objetivo de expandir, principalmente a assistência técnica aos produtores rurais do estado.
O nossa agro
O setor que Altair Silva vai defender a partir de agora representa mais de 30% do PIB catarinense, com riquezas espalhadas por todos os cantos do estado. É uma cadeia que responde por 70% das exportações catarinenses. E pra que essa máquina siga funcionando o deputado jurou defender a sanidade, a defesa agropecuária e o bem estar do mundo rural.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO