Saúde Compartilhar
Olhar mais empático

Médico e criador de conteúdo, catarinense estimula debate sobre gordofobia

Nesta segunda-feira (11), André Manoel lançará o podcast "Um médico além do jaleco"

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Pexels | Banco de Imagens
Foto: Pexels | Banco de Imagens

A pauta sobre a gordofobia vem ganhando força no Brasil e no mundo. E setembro é o mês que incentiva ainda mais esse debate, graças ao Dia Nacional da Luta contra a Gordofobia, celebrado em 10 de setembro. Em Florianópolis, um jovem médico tem chamado a atenção na internet com uma abordagem ainda pouco comum entre a classe médica. Seus conteúdos alertam para a necessidade de um olhar mais empático e inclusivo para todos os corpos.

Formado em Medicina pela Unisul em 2016, pós-graduado em Nutrologia pela Faculdade Sao Leopoldo, Mandic, em Campinas, e mestre em Ciências Médicas pela UFSC, André Manoel tem consultório em Florianópolis desde 2017. Por mais de dois anos também trabalhou no SUS, em hospitais e unidades de atendimento, em Braço do Norte, Tubarão e Florianópolis. Além da formação acadêmica, a própria história de vida do médico influenciou esse olhar integral para o paciente, já que ele mesmo, no passado, se reconheceu como gordo e também passou por transtornos alimentares antes de construir um caminho de mais equilíbrio.

“O preconceito e o estigma contra pessoas gordas, também chamado de gordofobia, estão sendo muito estudados por sociedades médicas de todo o mundo, e vários estudos nos apontam que a forma agressiva e nada acolhedora com que a sociedade lida com corpos que fogem do padrão podem ser grande influência na piora da saúde mental e inclusive física dessas pessoas”, explica o médico.

Gordofobia

A gordofobia, entre outros efeitos negativos, pode prejudicar inclusive a empregabilidade e o acesso das pessoas a espaços públicos e privados. Quando André Manoel se aprofundou, unindo a vivência compartilhada por ativistas de movimentos sociais e estudos científicos, resolveu se dedicar, como médico e como criador de conteúdo, a ampliar a conscientização para os efeitos causados pela discriminação contra pessoas gordas.

“O corpo gordo é visto como um problema individual, quando na verdade é um problema maior, é um problema coletivo e social. Culpabilizamos indivíduos por algo que não é culpa individual, já que a condição de aumento de peso é multifatorial, com razões biológicas, sociais, econômicas, de gênero, raça e outras variáveis”, contextualiza.

Podcast sobre saúde estreia em setembro

Comprometido com a importância de tornar mais acessível, acolhedor e realista o debate sobre a saúde na sociedade, o médico lança em setembro o podcast Um médico além do jaleco. Nos quadros De Boca Aberta e Saúde Fora da Caixa, André receberá convidados que compartilharão histórias pessoais sobre o universo das dietas e alimentação, além de profissionais de diferentes áreas para trazer informação de qualidade sobre saúde.

O podcast estreia nesta segunda-feira (11) no Spotify e Youtube. No instagram, o médico também cria conteúdos esclarecedores sobre o tema.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.